F

sábado, 26 de setembro de 2015

Resenha: AS VIOLETAS DE MARÇO por Sarah Jio

Olá companheiros eventuais! Essa semana tive o prazer de finalizar a leitura de um livro que mexeu comigo de diferentes formas...

Autor: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Categoria: Romance
Páginas: 302

Sinopse: "Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história."

Emily é uma escritora bem sucedida que se vê sem inspiração para começar novas histórias, seu casamento encontra-se arruinado depois que seu marido abandona a casa para embarcar em um novo romance. Em busca de novas expectativas, Emily decide passar um tempo com sua querida tia Bee em Bainbridge, uma ilha onde costumava ir quando criança. Lá Emily encontra o carinho de sua tia e se depara com lembranças boas do passado. Logo se acomoda em um dos quartos da casa e encontra em uma gaveta de um dos armários o diário de Esther.

A autora incluiu os primeiros pensamentos de Esther logo no início do livro e foi um fator que aguçou muito minha curiosidade. Logo percebi que o diário se tratava de uma história de amor um tanto quanto complicada, mas muito intensa e bonita. Em paralelo, Emily encontra na ilha um exemplo de amizade expressada por sua tia Bee e uma grande amiga, esbarra em um ex namorado e conhece Jack, um homem encantador e misterioso.

O que mais me chamou atenção na trama foi o modo como a história de Emily e Esther se entrelaçam de modo muito sutil e delicado. A medida que Emily vai descobrindo sobre a história do diário, mais seu coração sente a necessidade de desvendar se aquilo que está lendo é apenas invenção ou se aconteceu de fato. As peças vão se encaixando aos poucos e Emily percebe que há um segredo sombrio e sim, muito real, relacionado à personagem do diário e à sua própria família. 

O livro foi um tanto quanto previsível para mim, mas isso não atrapalhou de maneira alguma a beleza da história, apesar disso fiquei um pouco incomodada com a maioria das atitudes de Esther e, para mim, ela não representou a mocinha da história, muito pelo contrário, demonstrou ser egoísta e muito impulsiva, tal impressão me levou a refletir sobre como certas decisões mudam o rumo de toda uma vida.

A obra é uma delícia de se ler, a autora descreve o clima da praia, do mês de março, das flores da estação e coloca muita emoção nas histórias dessas duas mulheres e dos personagens que fazem parte da vida delas. Traz aprendizados sobre amizade, amor verdadeiro, coragem e também sobre como a vida pode pregar peças, virando meros desencontros.


2 comentários:

  1. Que legal, Roberta! Estou com esse livro um tempão para ler, mas ainda não consegui.

    Fiquei com ainda mais vontade depois da sua resenha!

    Beijos,
    Camilla
    www.fikdikblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camilla! Quando tiver um tempinho leia sim, é uma história muito bonita. Obrigada pela visita e seu blog é lindíssimo!

      Abraços!

      Excluir