F

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Livro: ROLETA RUSSA de Jason Matthews


Sinopse: 
 
"Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
 
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
 
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro".
 
Minha Opinião:
 
"Instigante, surpreendente, intenso"
 
Este livro foi  escolhido pela capa para minhas férias do ano passado. E devo dizer que foi uma grata surpresa ! 
 
Leitura do tipo policial , cheio de estratagemas e táticas sobre espionagem envolvendo a Rússia e os EUA. Particularmente , acredito que o diferencial desse livro se encontra em sua narrativa. O autor americano Jason Matthews é ex agente da CIA, com experiencia de 30 anos de serviço em operações, o que  faz com que sua historia seja  uma narrativa impressionantemente detalhada e real das operações.
 
A narrativa é construída em torno dos dois personagens principais, Dominika e Nate, ambos com capítulos próprios, igualmente interessantes e muito bem construídos pelo autor. Devo acrescentar que os personagens secundários são também  incrivelmente detalhados e acrescentam muito mais valor e corpo a história. Destaque aqui para o chefe de Dominika. Acho desnecessário entrar muito na discussão sobre o  enredo do livro, já que a sinopse faz perfeitamente seu papel.
 
Livro muito interessante que prende o leitor do inicio ao fim.  E aqui vou dar um pequeno spoiler (quase) e dizer que  o final desse livro não poderia ser mais perfeito ou surpreendente. Me fez  desejar por muito mais! Por ser um livro mais denso  e de um tema bem especifico, recomendo a leitura para adultos, e fãs de livros do tipo policial. Você não irá se decepcionar!!


Um comentário:

  1. Ótima dica, adoro quando o autor é especialista na área, o livro fica mais convincente. Adorando as leituras de vocês, bem ecléticas. Seguindo o blog.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir