Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Categoria: Romance, Suspense
Páginas: 270
Sinopse: "Mentirosos - Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu."
Confesso que só iniciei essa leitura porque minha curiosidade foi aguçada na visita à outros blogs de literatura nos quais expressavam, dentre as mais positivas opiniões, a de que o final do livro era surpreendente... Sua sinopse não me chamou atenção, achei que o desenrolar da história seria sobre adolescentes ricos e entediados em uma ilha enorme, cheios de ganância no coração e muito dinheiro no bolso... Me enganei redondamente, essa foi a primeira surpresa para mim... A narrativa se faz sob a perspectiva de Cadence, a primeira neta do patriarca da família. É algo super fluido, é uma personagem forte e ao mesmo tempo sensível, que é parte integrante dos "Mentirosos"... Esse grupo é formado por Johnny, Mirren (primos de Cadence) e por Gat (amigo de Johnny que se tornou parte da família).
Todos os verões a família se reúne em sua ilha particular e partilham de vários momentos juntos, os avós partilhando os bons exemplos da família Sinclair, as tias (mães dos "Mentirosos") brigando a todo momento pela atenção do pai e consequentemente por sua herança e por fim, os primos, mais que amigos, que desejam principalmente se divertir juntos.
O que me chamou muito a atenção nesse livro foi a amizade construída ao longo dos verões... Cadence, Mirren, Johnny e Gat possuem vidas completamente diferentes e permanecem longe uns dos outros durante todo o ano, só chegam a se encontrar no verão, e ainda assim, parecem não fazer sentido separados. Porém no verão onde completam quinze anos, ocorre algo misterioso, fazendo com que Cadence não se recorde em absoluto sobre o que houve. A partir daí, o livro assume um caráter mais misterioso.
O próximo verão chega, todos se reúnem novamente na ilha, mas Cadence nota algo diferente na postura de cada um deles e percebe logo que tal fato está relacionado ao verão esquecido por sua mente após um acidente.
Não quero oferecer mais detalhes para não estragar a experiência do livro. Quero que os leitores sintam a revelação assim como eu senti, e foi uma surpresa muito inesperada, ainda fico pensando sobre ela! A autora conseguiu encaixar todos os mistérios no desfecho da história e meu coração ficou bem apertadinho... Já sinto saudade desse livro!
Nota 10 para Mentirosos
Oiiii Roberta. amei sua resenha do livre e agoraaaa fiquei curiosa pra ler hahaha
ResponderExcluirbjoooo e parabens pelo blog ;)
https://liliansoeira.wordpress.com/
Olá Lilian! Fico feliz que tenha gostado do blog, você será sempre bem-vinda! Recomendo muito esse livro e você irá se surpreender com certeza! Visitei seu blog e adorei... Preciso ter uma conta no wordpress para fazer comentário lá?
ExcluirAbraços!
Apesar da narrativa ser um tanto cansativa, o final surpreendente fez valer a leitura. Ótima resenha.
ResponderExcluirhttp://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/
Olá Ronaldo, obrigada pela visita e pelo comentário. Gosto muito do seu blog e de suas resenhas.. Seja sempre bem-vindo!
ExcluirAbraço!