F

sábado, 27 de abril de 2019

Resenha: UMA CASA NO FUNDO DE UM LAGO - por Josh Malerman

Olá Meus queridos Eventuais!!! 
Hoje a resenha que preparei aqui no Blog é de um livro super misterioso que divide a opinião dos leitures. Josh Malerman, autor do aclamado Caixa de Pássaros, já tem todo um jeito peculiar de criar uma história capaz de levar o leitor ao extremo da imaginação, utilizando de fatos fictícios e metafóricos. Em "Uma casa no fundo de um lago" não poderia ser diferente. Vou comentar aqui sobre minha opinião à respeito do livro.

Foto: Eventual Obra de Ficção

O livro conta sobre o primeiro encontro de Amelia e James, dois adolescentes, ambos de 17 anos. Eles combinam um passeio de canoa pelo maravilhoso lago da cidade.

O livro é bem raso no sentido de apresentar os personagens ao leitor. Não conseguimos entender muito sobre o cotidiano e até mesmo sentimento dos personagens. Ao chegarem nos dois primeiros lagos, os dois jovens deparam-se com um túnel que promete revelar um lugar misterioso. Assim, embarcam em direção à ele na curiosidade de ver o que há ali do outro lado.



O terceiro lago, após o túnel é um lugar sombrio, mais lamacento e não tão bonito quando comparado aos outros dois anteriores. Mesmo assim, Amelia e James ficam extasiados por terem encontrado um lugar reservado e aparentemente desconhecido pelos demais. Como se toda aquela novidade não bastasse, eles enxergam bem abaixo da canoa, algo que parece ser nada mais, nada menos do que uma casa! Sim, meus Eventuais, a casa está afundada nesse lago misterioso. Amelia e James prontamente mergulham para constatar que aquilo é de fato real. O livro dá seguimento contando como o relacionamento do jovem casal se desenrola depois dessa grande descoberta.


Quando terminei de ler essa obra eu fiquei com um sentimento de revolta tão imenso que fui buscar mais informações sobre o livro. O final, minha gente, é totalmente aberto e direto. Sem mais, nem menos, você fica procurando mais páginas e voltando na história para ver se não perdeu algo. Porém de tanto pensar e martelar teorias na minha cabeça, descobri que esse livro é metafórico e que cada leitor vai interpretar de uma forma diferente. Abaixo eu vou explicar a minha teoria sobre o livro.

Para mim, a casa representa o verdadeiro Eu de Amélia e James. Ou seja, num primeiro encontro, você só conhece uma pessoa superficialmente, assim como é descrito logo que eles tomam conhecimento que há uma casa no fundo de um lago. Aquilo tudo representa algo totalmente novo e excitante, assim como um primeiro encontro na adolescência.

À medida que o relacionamento vai evoluindo, Amélia e James desenvolvem técnicas para permanecerem embaixo da água e apreciarem o que há por dentro da casa. As peculiaridades e características da casa os encantam e fascinam, assim como quando conhecemos o interior e qualidades de alguém que admiramos.

Por fim, Amelia e James criam uma relação tão forte, regada ao segredo que a casa representa, que se apaixonam e sentem medo, por estarem pisando em território totalmente desconhecido para ambos. É na verdade nesse clímax, que a casa se torna uma ameaça e causa medo e dúvidas nos personagens. Bom, o final, ainda não consegui encaixar bem nas minhas teorias, mas acho que talvez seria a possibilidade de descobrir que toda fantasia um dia acaba.

Sendo assim, meus Eventuais, depois que entendi por essa perspectiva eu consegui apreciar o livro e achei de extrema inteligência o que o autor tentou fazer. Ele consegue tirar o leitor da zona de conforto, trazendo uma história nem um pouco óbvia, que deixa aquela pulga atrás da orelha. Ainda assim, o livro deixa um pouco a desejar no desenvolvimento dos personagens e na parte final, que poderia ter sido melhor explorada.

Alguém mais já leu? Quais são as teorias de vocês ? Contém aqui pra gente!
Um grande beijo, meus Eventuais!

18 comentários:

  1. Oi, Rô!
    Eu ODEIO finais abertos, então pode ser que esse livro não seja uma boa pedida para mim hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!
      Então realmente acho que é por isso que muitas pessoas não curtem esse livro.
      Obrigada pelo comentário,
      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi Roberta!
    Eu gostei da sua ideia e sua perspectiva. Não curto livros com finais abertos porque depende muito do leitor entender e ás vezes fica confuso. Vi a obra no skoob mas tenho certeza que não leria.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Mi!
      Também acho que finais abertos prejudicam muito a qualidade de um livro. Não é uma das coisas que me agradam muito também :(
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi Roberta!! Uma história nada obvia sempre agrada, gostei do seu ponto dde vista da obra! Achei interessante, acho que curtiria tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Depois de ler várias resenhas sobre a obra, só pude crer que o livro é de fato completamente metafórico. Assim, ficou mais fácil, para mim, interpretar a história.
      Um beijo

      Excluir
  4. Olá, Roberta.
    Caixa de Pássaros foi um dos piores livros que li na minha vida por isso nem quis ler esse. E ainda mais depois fui lendo as resenhas e vi como era esse livro e com certeza não lerei. Esse tipo de livro não é para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Olha como os livros do autor dividem o público né??
      Eu amei Caixa de pássaros! E justamente por isso tentei extrair o melhor à respeito desse livro :)
      Um beijo querida!

      Excluir
  5. Eu tinha vontade de ler esse livro por que eu gostei de Caixa de Pássaros, tirando o final, mas vi algumas resenhas e descobri que ele é metafórico, perdi a vontade de ler, AUSHUAHSUAH. Assim como tem um final aberto e eu não suporto, kk. Mas enfim, toda leitura é uma experiência né?!
    Ahh... estou seguindo o blog para não perder as atualizações!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leslie!
      Bom demais te ter por aqui! Já estou indo lá na sua página te prestigiar também!
      Obrigada pelo comentário,
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Embora eu tenha curtido BirdBox, um bom final é super importante. Pena que não foi tão bem desenvolvido. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Acontece de vez em quando né? Mas acho que isso acaba se tornando um ponto negativo para os leitores.
      Obrigada pelo comentário! Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá!
    Pena que com um enredo tão bom ele não tenha se desenvolvido bem, com certeza eu ficaria incomodada com a falta de apresentação dos personagens, isso é algo que eu preso MUITO.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda!
      Esse é o "Porquê" do livro ter desagradado tanta gente :(
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Eu tenho uma relação de amor e ódio com esses livros que apresentam final aberto e que deixam no ar uma grande quantidade de interpretações
    Na época do BOOOM de Caixa de pássaros eu fui uma das que defendeu o autor com unhas e dentes, mas da forma como falam de Uma casa no fundo de um lago eu não sei se faria a mesma coisa haha
    Mesmo não tendo lido o livro achei muito interessante sua análise e fiquei mais curiosa para lê-lo. Como é curtinho, vou tentar encaixá-lo no começo da minha lista interminável

    Beijos
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kemmy!
      Leia sim! É um livro que pode ser interpretado de diferentes formas. Hoje eu já consigo gostar mais do livro e vê-lo de uma forma positiva!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oie!
    Nossa, que história mais diferente! Fiquei curiosa para ler, gosto de livros que nos fazem pensar fora da caixinha, além do óbvio, e esse parece ser um livro desses.

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina!
      Esse livro realmente te faz enxergar a história por outro ângulo. Para quem gosta, é uma boa indicação :)
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir