F

quinta-feira, 28 de março de 2019

Resenha: PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN por Lionel Shriver

Eu realmente não gostaria de estar lendo esse livro quando toda a tragédia de Suzano aconteceu. Estava lá pela metade do livro quando o massacre foi anunciado nos noticiários. É estranho como a história tomou um outro rumo para mim, pois se tornou tão real e palpável, como algo que acontece bem ali na esquina, que foi difícil terminar a leitura. 



É claro que depois de todo o ocorrido, é impossível não se sensibilizar com a narradora da história, Eva, mãe  de Kevin, um psicopata adolescente. 

Através de cartas endereçadas à Franklin, seu marido, e também pai de Kevin, Eva vai descrevendo trechos do passado e seus sentimentos no presente. No começo o livro se mostra lento e não poderia ser diferente... Eva vai retirando aos poucos o véu que cobre a espera de Kevin, os nove meses angustiantes em que não se sentia conectada ao próprio filho; descreve aos poucos a infância de Kevin, um menino sempre apático, de poucos interesses que só tinha brilho aos olhos do pai. Kevin é a típica criança, onde logo se detecta uma raiz de maldade tão grande, que é impossível para nós, leitores, não nos sensibilizarmos com a tentativa de Eva em fazer o melhor para o seu filho e tentar de todas as formas demonstrar para ele algum carinho. Mas para isso, seria necessário que seus olhos estivessem completamente fechados para todas as situações estranhas com que o garoto vai se envolvendo.


Então leitores, se quiserem ler a obra, tenham bastante calma. Não é uma leitura fácil e agradável... mas aos poucos você consegue entrar no ritmo da história. A autora teve essa ideia fantástica de expor aos poucos a mente de um garoto desde novo perturbado, tudo isso pelos olhos da figura materna.

É muito estranho como temos o aspecto do outro lado... não do sofrimento das vítimas que foram dizimadas por um garoto. O outro lado da moeda foi mostrar os sentimentos da mãe, aquela encarregada de amar, cuidar e educar seu filho. As culpas que ela carrega por se perguntar o que pode ter feito de errado e sua carga emocional quanto ao fato de nunca ter se apaixonado verdadeiramente por seu filho, mesmo havendo tantos motivos para isso.

Eu não sei dizer meus reais sentimentos por esse livro. O que posso dizer é que a autora é brilhante em sua escrita, que por sinal, é bastante rebuscada e cheia de detalhes que têm a missão de se encaixarem completamente no final da trama. Não foi nada fácil fazer essa resenha e expressar o que essa obra causou em mim... mas sem dúvidas, é uma obra-prima da triste realidade que tantos jovens e suas famílias enfrentam. A liberdade é apenas uma ilusão quando pensamos que nem em uma escola nossos filhos, parentes e amigos estão protegidos.

Essa foi a nossa resenha de hoje! Alguém mais já conhece o marcante Kevin??? Um grande abraço meus Eventuais!

9 comentários:

  1. Oi Rô, tudo bem? Eu ainda não tive psicológico pra ler esse livro, não é primeira resenha que elio que todos falam do quanto ele mexe com a pessoa. Um dia ainda lerei, mas pro hora está na lista!

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!!
      Minha vontade de ler essa obra foi através de vídeos e resenhas que vi e li sobre ele... realmente foi uma leitura difícil, mas é uma obra-prima, com toda certeza
      Um beijo!!!

      Excluir
  2. Oi, Rô!
    Eu gostei do livro, mas achei que ele foi muito cansativo. Não só pelo assunto, mas pela narrativa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Também senti isso... principalmente do início até a metade... mas fui preparada sabendo que a leitura era um pouco arrastada.
      Um beijo Lu!

      Excluir
  3. Olá, Roberta.
    Eu quero ler esse livro, mas acho que esse ainda não é o momento certo. E estou com um livro com o mesmo tema para ler aqui de parceria. Mas acho que esse do Kevin é bem forte, pois sempre vejo as pessoas que leram falando isso.


    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!!!
      Realmente a gente tem que preparar o coração antes de ler! Obrigada pelo comentário querida,
      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi, Roberta

    Eu tenho MUITO interesse em fazer essa leitura, mas somente quando eu sentir que estou preparada para tal. Eu não curto muito histórias com essa pegada, mas sinto que, por mais pesados que alguns livros sejam, eles são necessários. E que berra o acontecido de Suzano ter acontecido logo quando você estava lendo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Pois é, infelizmente trata-se de um epsódio cada vez mais comum e que vem se repetindo perto da gente. Obrigada pelo comentário querida!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oiê Tô, tudo bom?
    Eu tenho vontade de ler e de assistir, mas, confesso que me falta coragem para fazer ambos. Deve ser uma leitura amarga, daquelas que descem quadradas, né? Mas, ao mesmo tempo, creio ser ótimo para estudar os um pouco mais as pessoas e reconhecermos seus sinais!

    Beijoooo 🤩

    ResponderExcluir