F

quarta-feira, 13 de março de 2019

Resenha: TUDO E TODAS AS COISAS por Nicola Yoon

Olá meus Eventuais! Vamos falar um pouquinho sobre o aclamado livro da autora Nicola Yoon, "Tudo e todas as coisas"

Eventual Obra de Ficção

Madeline Withier pressente que seu mundo está prestes à mudar quando observa seu novo vizinho pela janela. Tudo que Maddy precisava era de uma vida normal, porém uma rara doença a impede de sair de casa. Maddy é alérgica a basicamente tudo e qualquer coisa pode colocar sua vida em risco. Seu mundo é constituído por uma bolha intransponível, especialmente construída para deixar todas as impurezas do lado de fora.

Maddy não se lembra mais como é sentir o vento na pele, não sabe quais são os cheiros da rua e não convive com ninguém, a não ser a mãe, que também é sua médica, e uma babá especialmente contratada para atender algumas de suas necessidades. 

Por isso o que vê através da janela a instiga tanto! Um breve aceno de Olly, seu novo vizinho, a deixa constrangida e, ao mesmo tempo a desperta para uma curiosidade insaciável de descobrir tudo sobre o garoto. E o que acaba acontecendo em "Tudo e todas as coisas" é a descoberta de um amor, a princípio, impossível!

Maddy e Olly vão se comunicando através da janela, mas um sentimento maior desperta a vontade de estarem juntos. Maddy sabe que, para receber uma simples visita, precisa tomar diversas precauções e manter-se afastada de Olly. Olly por outro lado, vai descobrindo aos poucos a condição debilitante de Maddy e enfrenta todas as regras para, ao menos, estar perto dela.

Assim, o livro desenvolve de maneira bem leve a relação dos dois e expõe através de pensamentos e desenhos de Maddy suas dificuldades, medos e sonhos!

Eu amei muito esse livro e me emocionei em diversos momentos em que pude me imaginar em uma situação como a de Maddy... Me senti enclausurada e oprimida, assim como a personagem.

O que faz do livro realmente especial é que apesar de todas as dificuldades, Olly e Maddy vão descobrindo maneiras de estarem juntos. Mas claro, sempre fica a questão de o que o futuro reserva para os dois. Será que um relacionamento com tantas restrições poderá sobreviver ao longo do tempo?

Só posso dizer que o final do livro é arrebatador e surpreendente! Me emocionou profundamente e, quando terminei essa leitura, fiquei remoendo toda a história para entender sobre "Tudo e todas as coisas"


O livro também já conta com uma adaptação para as telinhas que promete ser bem emocionante! Assim que assistir conto pra vocês o que achei do filme ;)

É essa a nossa dica de leitura de hoje! Espero que tenham curtido, meus Eventuais!

7 comentários:

  1. Oi Roberta tudo bem? Eu só vi o filme e adorei, achei o final bem surpreendente mesmo! Ainda quero ler o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!! Como vai??
      Quero muito ver o filme! O livro é um encanto também!
      Beijinho

      Excluir
  2. Olá, Roberta.
    Eu não li esse livro porque na época que foi lançado eu estava um pouco enjoada de livros com protagonista com alguma doença. Mas acho a capa original linda demais e se der algum dia ainda lerei ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Ah super te entendo! A gente tem que ler o que nos faz bem mesmo! Esse livro leva a doença de uma maneira bem leve... espero que um dia você tenha oportunidade de conhecê-lo!
      Um grande beijo!

      Excluir
  3. Gente que capa maravilhosaaa
    Parece que é um daqueles livros que nos faz chorar litros hahaha
    Agora quero muito assistir o filme
    Bjs
    Preguiça literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ge!!!
      É um livro emocionante mesmo! Gostei demais e indico super a leitura :)
      Um beijinho!

      Excluir
  4. Que história linda! Já tinha visto o livro, mas não tava muito interessada nele, mas agora estou ^-^ Sua resenha saiu linda!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir