F

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Resenha: A DESCONHECIDA por Peter Swanson




Autor: Peter Swanson
Ano: 2015 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Novo Conceito


Sinopse: "Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?"




Esse é o tipo de livro que te pega pela sinopse! Já sabia ao começar a ler que seria uma história de uma mulher misteriosa que se envolveria em todo tipo de confusão... e é esse mesmo o caráter da trama.

Tudo acontece quando George vê uma mulher muito parecida com uma pessoa do seu passado. Quando sente a certeza de que a moça é realmente quem ele pensa ser, George tem que tomar a decisão de falar com ela ou simplesmente ir embora. A sua razão lhe pede para sair correndo do bar, porém todos os seus sentidos o aguçam a ir conversar com a moça.

Seu receio de se aproximar deve-se ao fato de Liana Decter, essa misteriosa mulher, ter simplesmente sumido. Quando jovens, Liana fora uma pessoa extremamente importante em sua vida, mas desapareceu sem dar mais explicações, deixando para trás algumas situações sem resolução. Uma delas é a suspeita de assassinato do seu próprio pai.

George, agora vendo-a em sua frente tem a esperança de escutar finalmente as explicações das perguntas que o assombraram durante anos. Porém seus dias se tornarão bem complicados em consequência dessa decisão. Liana é o tipo de pessoa que carrega consigo diversas ciladas e consequentemente leva para o buraco quem mais estiver com ela.

O que não gostei no livro foi o vai-e-volta entre os capítulos. O primeiro capítulo descreve algo que aconteceu no passado e o segundo mostra a vida atual de George e o seu reencontro com Liana.

Assim entre os capítulos a autora intercala passado e presente e isso por vezes me irritou. Eu entendo que foi necessário explicar o sumiço de Liana da vida de George e amarrar outras coisas que acontecem no presente mas eu não gostei porque cortou o fluxo da história. Quando a trama começava a esquentar, o capítulo terminava e te levava para o passado. Preferia talvez que o livro tivesse começado explicando o convívio de George e Liana na faculdade, o amor que a moça despertou no rapaz e as confusões que a fizeram o procurar novamente.

Aliás, um dos fatores para eu não ter apreciado tanto o livro foi justamente as condutas tomadas pelos personagens: Liana apesar de ser muito esperta não cativa o leitor. George, o mocinho da trama é facilmente enganado por circunstâncias óbvias demais. Um livro que tinha tudo pra ser forte e misterioso se tornou um esconde-esconde previsível. Não estou falando que o livro é ruim, mas ele poderia ter sido mais bem explorado, pois contém todos os elementos característicos de thrillers de sucesso.

É isso galerinha! Deixem aqui nos comentários a opinião de vocês também ;)

Lembrando que ainda está rolando Concurso aqui no blog! Quem ganhar vai levar para casa dois livros super legais! Ainda não está participando? Corre que ainda dá tempo! Clique no banner e saiba como :)


Abraços Eventuais!


4 comentários:

  1. Oi, Roberta!
    Nossa, que pena que não gostou tanto assim... É uma grande decepção quando o livro tem tudo aquilo para ser um sucesso, o melhor livro do gênero, mas o autor não sabe como organizar as ideias e se atrapalha no próprio livro, tornando, assim como você disse, previsível e com personagens bobos...
    Adorei muito sua resenha :D
    Bjs!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      Eu realmente me decepcionei um pouco com esse livro... mas há diversas resenhas bem positivas a respeito dele. Depende muito também de como o livro impacta em outras pessoas, não é mesmo?
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oi! Não é meu gênero favorito e eu também acho horrível quando a temática é boa mas o autor não sabe explorar, o que é uma pena.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi! Não tem nada pior né?
      E o livro estava ótimo até a metade, depois parece que desandou tudo rsrsrsrs
      Beijinho

      Excluir