F

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Resenha: SE EU FICAR por Gayle Forman


Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Categoria: Romance, Drama
Páginas: 224

Sinopse: "A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."

Confesso que esperei um pouco para ler esse livro... Na época em que ele estourou e até mesmo saiu no cinema, estava envolvida com os estudos e sem muito tempo para as leituras. Depois de um comentário de um amigo sobre o filme decidi que precisava ler. Sou da opinião de que o livro é, na maioria das vezes melhor que o filme. Mas claro, há excessões. Me decepcionei um pouco com o livro, talvez pelo fato de minhas expectativas estarem bem altas.

A história se desenvolve em torno de um acidente de carro que envolve Mia e sua família. A descrição da autora nessa cena inicial é fantástica, ela consegue descrever muito bem os sentimentos da protagonista, que ao olhar para seu próprio corpo no local do acidente consegue identificar a gravidade da situação e constatar com muito pesar a perda dos pais.

Todo o livro tem uma carga sentimental muito forte, com questionamentos sobre como a vida pode virar de cabeça para baixo e mudar o sentido de tudo. Esses pensamentos são adicionados ao livro através das indagações de Mia sobre como seria viver uma vida sem os pais e por outro lado como tomaria a decisão de deixar uma vida toda para trás, seus amigos, seu gosto pela música e seu amor, Adam. Aliás, Adam para mim salvou o humor do livro, confesso que se não houvessem mais de suas intervenções cogitaria abandonar a leitura. Aos poucos o livro foi se arrastando para um desfecho um tanto quanto previsível, o que pode ter prejudicado a beleza da história. Por se delongar demais, não consegui enxergar a real tristeza da situação, e o que é pior, não me despertou o desejo de ler o segundo livro. Apesar disso, muitas pessoas comentam positivamente sobre essa obra e não foi a toa que essa história foi adaptada para o cinema. Creio que toda leitura é válida e ficam sim, reflexões muito oportunas para colocar em prática. 




Será que me arrisco a ler o segundo? Qual foi a experiência de vocês com a leitura? Conta pra gente, iremos adorar trocar figurinhas!

 

Nenhum comentário: