F

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Resenha: A ÚLTIMA CARTA DE AMOR por Jojo Moyes

O livro sobre o qual venho falar hoje foi escrito por uma escritora que a cada dia conquista mais o meu coração. Se trata da querida Jojo Moyes, que consegue traduzir em histórias sentimentos tão únicos e verdadeiros, que é simplesmente impossível não se apaixonar!

"A ultima carta de amor" tem um significado ainda mais importante para mim, visto que foi uma grande amiga do trabalho quem o emprestou. Durante meses protelando sua leitura, me arrependi de não ter lido antes essa obra tão cheia de significados. Essa resenha vai especialmente para Estelinha, dona do livro e dona de uma simpatia sem igual. Uma querida que discute comigo sobre diversos livros e compartilha-os com todo carinho!

Foto: Eventual Obra de Ficção
Ellie Haworth é uma jornalista em ascenção, muito dedicada à sua vida profissional. Porém no amor, ela sofre um grande dilema. Apaixonada por um homem casado, Ellie vai contra seus próprios princípios para manter uma relação fadada ao fracasso. Asim, ela tenta se concentrar em algo que não seja pensar nesse homem proibido. É quando o destino surge, surpreendendo-a com uma história de amor dos anos 60. Durante uma mudança de escritório, a jornalista encontra entre os arquivos há muito tempo intocados, uma carta de amor cheia de sentimento. Daí somos transportados para o passado afim de conhecer os dois pombinhos: Jennifer e Anthony (apelidado carinhosamente de Boot).

Jennifer não se lembra de muita coisa desde seu terrível acidente de carro, porém sabe que é casada com Laurence, dono de uma empresa de mineração muito rentável. Aos poucos tenta se recuperar e retomar a rotina luxuosa que seu casamento exige. Ela necessita reencontrar o foco e administrar sua linda casa, assim como organizar as festas que são muito frequentes em seu ambiente. Ela enxerga em Laurence, uma pessoa fria e distante, mesmo que sinta que ele carrega um enorme amor por ela. Ainda sim, sente que algo muito importante simplesmente tem passado despercebido em sua vida. É quando Jennifer encontra cartas escondidas em seus objetos pessoais, que a fazem constatar que tem um amante... e não qualquer homem, mas um especial, digno de todo carinho, fato que se faz perceber através das cartas extremamente apaixonadas direcionadas à ela. 

Ao questionar seu marido sobre sua infelicidade, ela descobre que seu caso de amor fora descoberto por ele, mas que não voltaria jamais à acontecer. Diante dos fatos, tudo indicava que o homem das cartas havia morrido no acidente de carro que sofreram.

A dor da perda de um amor mal vivido vai sendo escondida ao longo dos anos e Jennifer aceita seu destino junto ao marido. Porém tudo muda quando em uma festa, se depara com um homem familiar. Seus olhares se cruzam e é impossível não reconhecer a forte atração entre os dois. Anthony O' Hare surge novamente na vida de Jennifer, o autor de todas aquelas cartas, mais conhecido como Boot. O que acontecerá então na vida desses dois amantes que não conseguem negar o que sentem?

E como toda essa história abalará para sempre as percepções de Ellie anos depois?

É nesse ambiente que a fascinante história de Jojo Moyes é construída. A autora consegue captar a culpa dos personagens em se exporem à um relacionamento extraconjugal, ao mesmo tempo reforça a idéia de que ás vezes o amor acontece em situações às quais menos se espera. Entre encontros e desencontros, aprendemos diversas lições nesse livro super fluido e bem estruturado. 

O mais bacana é que entre os capítulos o leitor poderá encontrar cartas de amor reais, escolhidas pela autora para compor o livro! Vale muito a pena ter esse exemplar na estante, Meus Eventuais! E espero que tenham gostado da resenha!

5 comentários:

  1. Oi, Roberta
    So li um livro da Jojo e não foi esse, mas até tinha comprado essa obra só que não curto livros que tem muita mudança de tempo, me incomoda um pouco e acabei passando pra frente. Ao menos a leitura foi satisfatória né?
    Te convido a responder meu questionário para o TCC, vai ajudarf muito! RESPONDER
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!!
      Também me incomodo muito com passado e presente intercalados, mas não foi nada que atrapalhou de fato a história. Vale muito a pena :)
      Um beijooo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Lu!
      Há pouco tempo li duas obras dela e cada vez tenho me surpreendido mais com suas histórias!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oiii
    Li esse livro na escola e também amei ele
    Sou louca por cartas hahaha

    Beijos
    Preguiça literária

    ResponderExcluir