F

quinta-feira, 9 de março de 2017

Resenha: NO CORAÇÃO DO MAR por Charlotte Rogan



Autor: Charlotte Rogan
Ano: 2013
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Sinopse: "No verão de 1914, a Europa está à beira da guerra, mas o futuro de Grace parece caminhar para um destino seguro enquanto ela e o marido navegam rumo a Nova York. No entanto, uma misteriosa explosão afunda o navio e Grace se vê confinada em um barco salva-vidas com outras trinta e oito pessoas. À medida que o clima piora, os passageiros são forçados a escolher lados em uma disputa por poder. Durante três semanas, os sobreviventes planejam, esquematizam, disseminam intrigas e confortam uns aos outros enquanto suas mais profundas convicções sobre humanidade e divindade são postas em xeque."


No Coração do mar já começa pelo fim... isso mesmo! Não é um spoiller ok pessoal? Mas aqui nessa história temos um náufrago de um navio. Não sabemos ao certo porque isso aconteceu e nem como estava a tripulação antes do ocorrido. Justamente porque a autora conta uma história de sobrevivência, a partir dessa tragédia que acontece bem no início da trama.
é a partir dos relatos de Grace Winter que temos a visão do quanto é pavoroso estar no meio do mar sem saber ao certo o que fazer, depender de outras pessoas e do destino para sobreviver...

E foi por causa da sinopse que dei uma chance a esse livro. O assunto me agradou bastante e a premissa de ser um livro impactante foi o que realmente me fez lê-lo.
A história não é ruim. Ela expõe através dos pensamentos de Grace o quanto o instinto de sobrevivência se torna forte em situações de morte iminente. Sendo assim a autora conseguiu transmitir o desespero de uns, o egoísmo de outros e também a crueldade. Todo esse misto de acontecimentos nos desperta a curiosidade, mas ainda assim eu não consegui ter uma leitura fluida. O livro não tem um grande volume de páginas, tem drama do começo ao fim, com questionamentos bem interessantes, mas o fundamental, na minha opinião, é que a obra tem que saber cativar.

A protagonista que relata todos os acontecimentos do início ao fim é prepotente, só pensa em si, é extremamente cansativa e sem graça. Em suas divagações ela volta também um pouco no passado para testemunhar que seu noivo está à sua espera e que ela precisa muito voltar com vida para ter a vida que sempre sonhou. Não havia romance, nem amor, pelo que pude entender. Somente a vontade de desfrutar daquilo que a vida lhe negara tanto tempo: dinheiro e conforto.

Ainda assim, é uma leitura que choca pois contem algumas situações onde os poucos tripulantes do bote devem fazer escolhas um tanto quanto dolorosas e cruéis.

Recomendo muito esse livro para quem gosta dessa temática, afinal, a obra foi eleita uma das melhores de 2012 pelos jornais The Guardian, The Independent e The Globe and Mail.

12 comentários:

  1. Oi, Roberta. Tudo bem?
    Vejo que mais uma vez que temos pontos de vista bem parecidos. Eu acho que com certeza, ficaria bem incomodado com os pontos negativos que você apontou na história, sobretudo em relação a personagem. Pela sinopse parecia um ótimo livro, mas pelo jeito não é tudo que aparenta. Quando eu tiver uma oportunidade, vou tentar pegar sim o livro para ler e ver o que acho. Como sempre, adorei a sua resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro!
      O livro realmente tem uma temática bem interessante, mas minha leitura foi bem arrastada e prejudicada pelo fator de eu não ter mesmo simpatizado com a protagonista
      Mas ainda sim acho que vale a pena a leitura!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Oi, Roberta!
    Eu já sei que não iria gostar da Grace e sua prepotência. Pego raivinha bem fácil de personagens assim...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!!!
      Acho que você não teria paciência com ela mesmo não hahahaha
      Soltava muitos "affs" durante a leitura rsrsrs
      Beijinho

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Faz tempo que minha mãe tem esse livro, mas ainda não peguei ele para ler. A estória sempre me chamou a atenção por causa da temática, que acho bem interessante. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 5 KITS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lari!
      É interessante de fato... entramos completamente nos psicológico dos personagens
      Obrigada pelo comentário :)
      Beijinho

      Excluir
  4. Oi, Roberta! A premissa me chamou a atenção. Tenho pavor só de pensar em ficar à deriva no mar. Imagina a escuridão sem fim que deve ser durante a noite?! Enfim, o tema é bom. Geralmente nesses momentos extremos conhecemos muito sobre as pessoas. Pena que a protagonista é chata! Hahahah! Quando logo o personagem principal não agrada, fica bem difícil gostar do livro mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Livros com essa temática sempre me deixam intrigada e agoniada, não deve ser fácil esta no meio do mar e sem saber se irá sobreviver. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi, Roberta!
    Esse livro realmente tem uma sinopse que choca e chama a atenção. Já me senti atraído pela premissa de sobreviventes "criarem uma sociedade" dentro de um barco e todos os problemas que isso ocasionará. Uma pena que não é aquilo que se esperava...
    Bjs!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô!
    Noss, parece ser um livro trnso, daqueles que dá agonia de ler algumas partes...
    Ótima resenha, beijoooo

    ResponderExcluir