F

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Resenha: O GRANDE GATSBY por F. Scott Fitzgerald

Oi eventuais! Estou com o coração partido ao ler "O Grande Gatsby".. querem descobrir porque? Venham conferir a resenha..

Na verdade essa obra nunca havia entrado nas minhas listas de leitura, não era uma história que me chamava a atenção e diversas vezes me deparei com o filme mas também não assisti.. em uma das conversas com a Julia, "O grande Gatsby" surgiu na minha frente, ela insistindo que eu lesse.. claro que a curiosidade bateu forte e eu encarei o livro.. mas foi uma experiência tão boa que hoje estou aqui pra recomendar que vocês também leiam... (Vejam a opinião da Júlia sobre esse livro)

Esse livro foi publicado em 1925 e virou um dos livros contemporâneos mais bem comentados. Me chamou a atenção a quantidade de capas que achei ao procurar uma imagem do livro.. por ser antigo, já passou por várias edições e diversas delas apresentam uma mulher em evidência...

   

...porque o mundo de Gatsby se traduz em Daisy, uma dama que conhecera quando ainda era jovem. Gatsby herda uma fortuna imensurável e planeja formas de reencontrar seu grande amor. Um encontro arranjado por Nick, primo da moça e então vizinho de Gatsby, tem tudo para marcar o início do tão sonhado romance que não aconteceu tempos antes.

É Nick Carraway o narrador desse clássico e é através de suas perspectivas que vamos conhecendo os personagens da trama. Ainda assim, o autor conseguiu com maestria manter o foco em Gatsby, sugerindo ao leitor que apesar de sua enorme fortuna, o homem é muito infeliz.

Nick conhece Gatsby em uma de suas inúmeras festas, prestigiadas principalmente por pessoas de classe altíssima. Nick fica impressionado ao ver tanta gente, muita fartura, e no meio disso tudo, parecendo um pouco perdido em seu próprio ninho, o grande Gatsby. A partir de uma conversa iniciam uma amizade. É fato que o dinheiro traz comodidade e luxo, mas o autor evidencia muito no livro a relação de interesse daqueles que estão presentes na vida de Gatsby. O milionário tem sua casa sempre cheia de convidados, mas nenhum deles cria um vínculo sadio com o personagem. Parecem ser todos mesquinhos e aproveitadores, fato que vai se confirmando ao longo das páginas.


Mas o fato do livro ter partido meu coração é que os esforços de Gatsby estão empenhados em uma mulher que não merece um pingo de seu amor. Daisy é uma personagem mimada, interesseira e que continua em um casamento fracassado afim de manter as aparências. Por outro lado, a doçura e a esperança de Gatsby conquistam o leitor e no fim até acabamos torcendo para que ele encontre a felicidade que tanto merece. Mas será que seu desejo será realizado?

Quote favorito: "Ele sorriu compreensivamente, muito mais que compreensivamente. Era um daqueles sorrisos raros, com um ar de confiança eterna, do tipo que só se encontra umas quatro ou cinco vezes na vida". (p.51)

Sinopse: "Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente."

Caso queiram ver Gatsby lindo de viver, interpretado por Leonardo DiCaprio vale a pena conferir o filme :)




É isso galerinha, espero que tenham gostado! Lembrando que ainda tem Sorteio rolando aqui no blog, não deixem de participar!

Até a próxima!




11 comentários:

  1. Oie!
    Eu amei esse livro! Também não tinha a intenção de lê-lo, e nunca assisti a nenhuma das adaptações, mas, quando cheguei na Nobel e me deparei com esse livro clássico, edição bilingue com capa de luxo do filme pela metade do preço, não resisti e comprei, rs! Li e adorei! Fiz resenha no blog um tempo atrás também. Adorei a sua, muito bem explicada sem dar spoiler, parabéns!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecy!!! É um clássico muito bom de ler e a história nos traz reflexões bem profundas! Vou lá agora conferir sua resenha e obrigada pelo comentário!

      Beijinho

      Excluir
  2. Oi, Roberta! Tudo bem?
    Conhecia já o filme, mas não assisti, e apenas esse ano descobri que havia um livro sobre ele. Achei interessante que adaptaram o clássico para os cinemas.
    Não sei por que, mas escuto muitos falarem mal da obra, que não gostaram ou que ficou faltando algo para ser bom. Mas sua resenha me faz pensar que todos os outros estão errados kkkk
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Realmente creio que esse livro não deva funcionar pra todo mundo porque ele é bem simples... a história não tem muita enrolação, o autor vai direto ao ponto. Algumas vezes senti dificuldade também com a linguagem adotada no livro, mas creio que por ser antigo não tem muito como fugir disso... mas levando em consideração a história vale muito a pena ler!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Oiii Roberta! Amei a sua resenha *--* sou louca por esse livro você acredita!? É uma daquelas obras que tem preferência, e que não assisto ao filme antes de ler nem que me paguem kkkk Gostei do seu ponto de vista :D Com certeza me deixou mais curiosa kkk

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen! Então reserve um tempinho para ler! Espero que você goste e sinta a emoção que senti ao terminar a leitura... depois me conte se gostou :)

      Beijinho

      Excluir
  4. O Grande Gatsby está em meus desejados já faz um tempo e como pretendo me reaproximar dos clássicos, ele será uma das próximas opções, pois tenho emcontrado resenhas muito positivas sobre ele.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! Eu não sou muito de ler clássicos, mas acho que esse é um bom livro que me despertou para ler outros... relutei muito em ler achando que seria tedioso, mas me deparei com uma história simples, mas que me fez refletir muito. O personagem de Gatsby é super cativante, o que me deixou ainda mais encantada :)

      Grande abraço

      Excluir
  5. Oi Roberta!
    Ainda não li o livro nem vi o filme, para falar a verdade não é uma história que me chame a atenção... Quem sabe um dia eu leia.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora! Dê uma chance à ele quando puder! A simplicidade da história pode até nos desanimar a princípio, mas as situações que surgem ao longo da página nos sugerem que algo muito errado vai acontecer... e acontece... ops, deixa eu parar por aqui! rsrsrsrs

      Beijinho

      Excluir