F

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Resenha: A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA por Kimberly Bradley

Tem livros na estante da gente que chegam de mansinho, encantam logo pela capa e mais ainda pelo conteúdo! "A Guerra que Salvou a Minha Vida" é um desses raros que encontramos e que permanecem na memória por toda vida. 



Sinopse: "Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.
Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos."

Apesar do título e de abordar um pouco sobre a tão temida Segunda Guerra Mundial o livro vai muito além disso. Ele vem contar a história de Ada, uma menina que sofre constantes abusos da mãe dentro de casa por ter nascido com uma deficiência. Ada tem um pé torto e por não ter tido estímulos da mãe para ter uma vida normal, vive trancafiada em casa sem ter oportunidades de estudar e desse modo se torna uma criança extremamente infeliz. Ainda sim, cuida da casa sozinha e assume muitas vezes a responsabilidade também por seu irmão Jamie.

Com a Guerra se aproximando e as ameaças de Hitler cada vez mais próximas, as crianças são mandadas para o interior da Inglaterra para que tenham pelo menos chances de sobreviver. A jornada de Ada e Jamie para achar um novo recomeço se inicia a partir de então com a dificuldade de deixar a casa e ir para um lugar desconhecido. Em condições precárias, Ada tem que se esforçar muito para andar e cuidar do irmão pequeno nessas circunstâncias. Porém a sua vontade de ver o mundo e se livrar da prisão em que se encontrava se transforma em força para que ela encontre um novo lugar onde aprenderá muitas lições. É com Susan que Ada e Jamie irão ficar a partir de então, em uma fazenda em um vilarejo de uma cidadezinha afastada. 
Foto: Eventual Obra de Ficção
Os três aprendem um com o outro a superar seus traumas interiores e o verdadeiro valor do amor, da reciprocidade e do respeito. É por isso que esse livro fala sim de guerra, mas muito mais de uma guerra interior que cada personagem luta internamente, seja para superar medos, angústias ou justamente para encontrar a liberdade. 
Foto: Eventual Obra de Ficção
Esse é um livro bem diferente pois trata da visão de Guerra pelos olhos de Ada, uma criança cheia de complexos, mas que tem sonhos e muita garra de viver. Só lendo para entender o quão profundo e cheio de lições esse livro é. Susan também é uma personagem super forte que enfrenta a difícil missão de acolher em sua casa essas duas crianças que nunca foram amadas. Em vários momentos ela se questiona sobre seu papel como guardiã de Ada e Jamie e se está fazendo mesmo o seu melhor. Ao longo da história ela aprende muito mais sobre si mesma também.

Enfim meus Eventuais, tudo lindo nesse livro, desde a edição maravilhosa da Darkside até o teor da história! Um dos mais queridos da estante 💛💚


9 comentários:

  1. Oi Roberta, esse livro é meu queridinho do selo Darklove, eu amei a história é triste, mas tb é bonita, com boas lições de superação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Ele é daqueles bem especiais né? Amei a trama como um todo e não achei nenhum fator que prejudicasse mnha leitura, pelo contrário, só elogios mesmo!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi! Esse livro tem uma capa linda e pela sua resenha a história não é diferente. Esta na lista de desejados. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi!!
      Pode adquirir essa edição sem medo! Impossível não gostar S2
      Obrigada pela visita, grande abraço!

      Excluir
  3. Oi, Roberta!
    Eu li esse livro no começo do ano. Apesar de não ter curtido alguns detalhes, foi uma boa leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!
      Que legal que você também curtiu a leitura!
      Beijinho!

      Excluir
  4. Oi, Ro.
    Esse é um livro que quero muito ler justamente por ele não ser somente sobre a guerra, e sim sobre essa criança maravilhosa. Eu estou esperando somente o momento certo para começar, acho que não estou realmente preparada sabe? Mas sempre dizem que é maravilhoso.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Mi!
      Pode ler sem medo! É um livro bem fluido apesar de tratar de maus tratos e de alguns problemas enfrentados em situações de guerra. Vale a pena ler pois ele traz consigo muitas lições valiosas, acho que você vai gostar!
      Beijinho

      Excluir