F

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UM PORTO SEGURO por Nicholas Sparks



Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Categoria: Romance, Drama
Páginas: 384

Sinopse: "Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio".

Essa leitura foi uma experiência agradabilíssima... Gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, são aqueles tipos de romances de cortar o coração, mas que te prendem do início ao fim porque ele consegue construir a história com elementos um tanto quanto trágicos, mas que funcionam pra mim.

"Um porto seguro" não deixa de ser um romance lindíssimo ao estilo do autor, porém tive grandes surpresas ao lê-lo pois ele possui uma carga de suspense que eu adoro! 

O clima de tensão logo no início da trama é o vínculo que o autor usa para construir a história de Katie, uma mulher que sofre abusos constantes do marido, e, cansada da situação decide fugir para longe. Porém não é algo simples escapar de um homem extremamente controlador e obsessivo. 

Sem destino certo, Katie desembarca em uma cidadezinha hospitaleira e decide dar início a uma nova vida nesse lugar, banhado pelo mar e cheio de tranquilidade. Ao longo dos dias, Katie consegue um emprego e conhece duas pessoas fundamentais que a ajudam a tomar novamente as rédeas da sua vida. Uma delas é Jo, sua vizinha, que aos poucos conquista a amizade de Katie com conselhos, conversas e muita cumplicidade. Alex, por sua vez, é o agradável proprietário da venda da cidade, que vive pelos seus dois filhos mostra ser um homem generoso, além de ser muito atraente.

A trama vai revelando sua beleza aos poucos através da notável progressão de Katie, sua reafirmação como mulher e aos poucos, com a ajuda de pessoas que gostam verdadeiramente dela, sua vida vai criando forma novamente e é possível descobrir que a felicidade está nos pequenos momentos de carinho e tranquilidade. Ainda sim, o passado de Katie volta a atormentá-la e é necessário ainda mais coragem para se livrar de uma vez por todas de todo o mal que causaram a ela um dia.

"Um porto seguro" trata de um problema que diversas mulheres no mundo enfrentam e discorre sobre a dificuldade e a impotência que elas sofrem pelo medo de serem abusadas novamente ou por acreditarem que algumas ameças se concretizem. Acima de tudo o livro fala de amor, recomeço, esperança, fé, destino e o quanto atitudes de carinho, respeito e amizade fazem toda diferença na vida. 

Ah e vocês sabem do filme ne?? Simplesmente lindo como o livro!


8 comentários:

  1. Apesar de não curtir muito livros românticos, tenho um carinho muito especial por Nicholas. Esse ainda não li, mas só de saber que tem um ingrediente de suspense, me deixou curioso.


    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! Também me interesso mais por livros de suspense, mas acho os de Nicholas Sparks muito bem construídos..Leia quando puder, pois é uma leitura extremamente agradável e tem um final surpreendente..

      Abraço

      Excluir
  2. Sou apaixonada pelo filme, quero muito poder ler o livro <3
    Que blog lindo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaisi! Obrigada pela visita, seu blog também é lindo! Quanto ao livro, não deixe de ler, ele é maravilhoso, apesar de eu achar que o filme foi uma produção muito semelhante ao livro.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi! Adorei seu blog e já estou participando, vim parar aqui através do cbblogers. <3

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micaeli!!! Ficamos muito contentes com sua visita! Espero que curta sempre nossas novidades... Abraços!

      Excluir
  4. Oi Roberta.. Eu amo demais esse livro, na verdade eu amo tudo que o autor escreve. Um porto seguro e Um amor para recordar são meus preferidos...
    Muito amor:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!!! Também sou apaixonada pelas histórias que ele cria... O Diário de uma paixão também é lindo, já leu?

      Beijinhus

      Excluir