F

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Livro: O GRANDE GATSBY por F. Scott Fitzgerald



Sinopse: O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece – Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.




Minha opinião:

Robertinha sabe que minha leitura é feita basicamente por fases, as vezes to na fantasia, as vezes no infanto-juvenil, hot, suspense, e por ai vai !! Esse livro foi lido na minha fase clássicos. Sempre ouvi falar muito bem dessa obra, portanto na minha fase clássicos americanos esse foi um dos escolhidos para a leitura. Também não vou entrar muito na sinopse,  mas concordo com os críticos e digo que essa foi a obra prima do autor americano Fitzgerald. Já recontei essa história algumas vezes , mas acho que todos deviam ler esse livro que agora se encontra entre os meus favoritos. A primeira vez que esse livro foi publicado foi em 1925, já teve peças dele na Broadway e várias adaptações para o cinema , sendo a último em 2013 com o autor Leonardo de Caprio. Ainda hoje é uma obra extremante atual, fala sobre amores, amizade, as loucuras que cometemos por amor, resistência, luta, e principalmente sobre um mundo de aparências. Uma obra que faz a gente refletir sobre o mundo e sobre as relações que temos. Por ser um dos meus favoritos, digo apenas que quando vocês estiverem na sua fase clássicos, essa é uma boa pedida. Me contem depois se gostaram!!!

Nenhum comentário: