F

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Resenha: NA ILHA por Tracey Garvis Graves




Autor: Tracey Garvis Graves
Editora: Intrínseca
Categoria: Romance, Drama
Páginas: 288

Sinopse: "Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem."


Me sinto muito interessada por histórias que contêm um certo drama e um quê de mistério e foram esses ingredientes que me despertaram logo na sinopse do livro. Já faz algum tempo que li "Na Ilha" mas gostaria de compartilhar com vocês algumas impressões que tive. 

A sinopse do livro já esclarece a situação aterrorizante que Anna e T.J. enfrentam durante o percurso de sua viagem até as Maldivas. A queda do avião em uma ilha totalmente inóspita se torna apenas o início de um pesadelo. Anna, que teria a missão de ser professora de um garoto, agora se vê encurralada em uma ilha, mas ainda possui a esperança de que sejam resgatados. Achei muito bacana a autora intercalar as narrativas sob o ponto de vista de Anna e T.J. Dessa forma, pude compreender os temores de ambos os personagens e também o gradual amadurecimento deles.

É muito tênue a forma de escrita contida no livro e aos poucos pode-se notar como a relação de Anna e T.J. vai se estreitando e tomando proporções gigantescas. Não somente o fato de estarem confinados em um mesmo lugar permite que isso aconteça, mas também toda as dificuldades pelas quais os dois têm que passar. 

A autora incluiu algumas situações adversas a medida que os dias vão passando, mas achei um pouco forçado quando surgem vários itens de higiene pessoal trazidos pelo mar, tais suprimentos parecem ser mais que suficientes para a sobrevivência de Anna e T.J. Anna, por ser uma mulher madura e até mesmo já ter tido experiências em outros relacionamentos reluta muito ao perceber que há uma atração mútua entre os dois, ao mesmo tempo que T.J. torna-se um homem incrivelmente atraente e peça fundamental para a sobrevivência de ambos.

Apesar disso, achei que a autora forçou situações meio ilógicas no decorrer da trama que propiciaram a sobrevivência e até mesmo o conforto dos personagens. De qualquer modo adorei a leitura e aguardo ansiosamente o lançamento aqui no Brasil da continuação do livro... Siiiiim!!! Fiquei super feliz em saber algum tempo depois que "Uncharted" é o título de um conto narrado por outro personagem da mesma ilha em que viveram Anna e T.J.

Abraços eventuais!!!!



Nenhum comentário: