F

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resenha: TODO DIA por David Levithan


Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Categoria: Romance, Ficção
Páginas: 280

Sinopse: "Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor."

A criatividade que o autor teve ao conduzir a história foi o que mais me impressionou nesse livro. David Levithan criou um personagem forte, sem sexo definido, mais parecido com uma alma, extremamente sensível e que possui uma vida própria mesmo acordando em um novo corpo a cada manhã.



 "A" como gosta de ser chamado, enfrenta o grande desafio de se adequar aos costumes, ao corpo e aos problemas de adolescentes de 16 anos. Esse estado de transferência se prolonga ao longo da existência de "A" e é algo que não se pode controlar. Sendo assim por vezes se apresenta como menina, em outros momentos como menino, às vezes passa seu dia como uma pessoa muito popular, em outros tem crises de ansiedade ou depressão. "A" se sente extremamente solitário pois não consegue fazer laços familiares, nem pode escolher seus amigos, muito menos se relacionar com alguém que goste. 

Certo dia "A" acorda no corpo de Justin, um garoto um tanto quanto desleixado, não só com sua família, mas também com sua namorada Rhiannon. "A" tem um vislumbre da relação dos dois no primeiro momento em que vê a linda garota. Ele percebe o quanto Rhiannon é especial e ao mesmo tempo se sente triste por constatar que Justin não a trata como deveria. Ao longo das horas a sensação de impotência toma conta de "A", pois surge nesse dia uma vontade intensa de ficar para sempre ao lado de Rhiannon. Dessa forma "A" entra numa busca constante para alcançar Rhiannon e mostrá-la as maravilhas do amor... Claro que isso não será nada fácil!



O livro traz lições muito profundas que envolvem os questionamentos da adolescência, o constante bullying sofrido por determinadas pessoas e problemas como depressão e obesidade, Tudo isso de uma forma direta e leve. Além disso, David quis levar ao leitor a essência do amor, amar verdadeiramente alguém a ponto de a aparência exterior ser um mero detalhe.  

A continuação desse livro foi lançada em agosto de 2015 no exterior, mas ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil.. Essa é uma ótima notícia, pois pelo visto conheceremos o lado da história sob a visão de Rhiannon... Iupiiiiii!

Nenhum comentário: