F

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Resenha: TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO por John Green

Oi Galerinha Eventual!!!
Foto:Eventual Obra de Ficção 
Hoje vou contar um pouquinho da minha experiência com o tão esperado e comentado "Tartarugas até lá embaixo", novo livro do John Green. A história já chegou arrancando suspiros dos fãs do autor e contou com um marketing pesado logo em seu lançamento. O que eu achei? Vou contar pra vocês! 

Sinopse: "Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses."

Esse livro conta a história de Aza Holmes, uma adolescente que sofre de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). É muito interessante como o autor aborda o assunto, nos fazendo entrar de cabeça nos pensamentos da menina. Basicamente, Aza tem uma terrível sensação de morte iminente todas as vezes que tem a possibilidade de entrar em contato com microorganismos. Uma coisa tão comum na vida de qualquer pessoa, a possibilidade de conviver em um mundo cheio de bactérias apavora completamente a garota.

Em segundo plano temos o misterioso desaparecimento de um rico empresário, dono de um grande empreendimento na cidade. Aza se sente impelida a descobrir pistas sobre seu paradeiro depois que descobre que tal homem é pai de um garoto com quem já passara bons momentos. Juntamente com sua amiga Dayse, tentará desvendar esse grande mistério. Para isso as duas vão até a casa do milionário e lá encontram seus filhos, totalmente perdidos com a ausência do pai. Davis reconhece Aza logo de imediato e a partir daí surge um relacionamento entre os dois. Como já se conheciam, os dois vêm oportunidade de se apoiarem um no outro para enfrentar seus problemas.
Foto: Eventual Obra de Ficção 
A história é narrada de forma bem fluida, bem ao modo do autor. Mas ao contrário de seus outros livros, a personagem principal não me agradou. Entendo que o autor necessitava mostrar a agonia de viver com TOC - e conseguiu brilhantemente fazê-lo - porém o livro torna-se entediante à medida que as páginas vão passando e nada de muito importante acontece.

Acho que a heroína do livro foi sem dúvida, Dayse, uma personagem cativante e engraçada, que tornou a história mais leve e conduziu Aza pelos grandes momentos do livro.

Existem diversas citações maravilhosas no livro, o que em grande parte, também foi motivante para que eu chegasse a seu final... e o final, bem, teve de certo modo uma resolução quanto ao desaparecimento do empresário ( vou deixar em aberto aqui para não dar spoiler), mas no mais, achei de fato um livro raso pois não cheguei à um sentido ou à um clímax.

De modo geral vale a pena ler pela carga emocional que o livro traz ao expor a realidade da vida de pessoas que sofrem desse tipo de transtorno, além disso a escrita do autor é sempre maravilhosa. Infelizmente esperei demais e me decepcionei um pouco :(

E vocês, meus Eventuais? O que acharam de "Tartarugas"?

Foto: Eventual Obra de Ficção 

5 comentários:

  1. Oi, Roberta. Já vi tantas opiniões sobre esse livro que ainda não decidi se ele é bom ou não. Particularmente não gosto dos livros do autor, é uma mesmice sem fim e isso me incomoda, mas eu posso me propor a ler.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!!!
      Geralmente eu gosto bastante dos livros dele, mas esse realmente não me agradou muito...
      Obrigada pelo comentário :)
      Beijinho

      Excluir
  2. Oie Tô!
    Saudade!
    Como não leio nada do John Green, esse eu passo, mas realmente me parece que dessa vez ele pesou no drama... Acho que tá tentando pegar o posto do titio Sparks, hahahahah!

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecy!!!
      Saudade de você também! Eu só não entendi muito bem o sentido do livro. Não desmerecendo o livro, mas não chega nem perto das outras obras do autor.
      Beijinho

      Excluir
  3. Gostei da resenha, li poucos livros do autor, mas gosto :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir