F

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Resenha: YAQUI DELGADO QUER QUEBRAR A SUA CARA por Meg Medina

Como um livro sem muito "mimimi" pode abordar um assunto tão sério como bullying e nos fazer entrar a fundo e sentir a dor da perseguição e da humilhação e de suas tristes consequências?!... foi isso que senti ao ler "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara". O título é bem sugestivo né mesmo Eventuais?

Sinopse: "Piddy Sanchez não tem descanso. Ser filha de uma imigrante cubana nos Estados Unidos e crescer sem pai já era bem difícil sem ter alguém a odiando. No ensino médio da nova escola, seu corpo atraente desperta tanto os olhares dos meninos quanto o da esquentada Yaqui, que começa atacando a novata com ameaças cruéis, mas demonstra ser capaz de muito mais que isso, tornando a vida de Piddy um verdadeiro inferno dominado pelo medo. Denunciar Yaqui não é uma opção. Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver."

Foto: Eventual Obra de Ficção

Yaqui Delgado torna a vida de Piddy Sanchez, uma aluna promissora e tranquila em um inferno! Sabe-se que encarar uma nova escola no ensino médio não é tarefa fácil. Piddy já sabia disso ao pisar pela primeira vez no colégio Daniel Jones (DJ). Ela só não esperava ser alvo fácil de um grupo de meninas latinas, coincidentemente de sua mesma nacionalidade. 

Muito sutilmente ao longo do livro as ameaças vão ficando mais sérias, sendo possível notar a mudança de comportamento de Piddy. Uma menina, que no início do livro é divertida, bonita e espontânea, se torna triste e agressiva ao longo das páginas, em reflexo do medo que está sentindo e por não entender o porquê de estar sofrendo tais agressões.


Foto: Eventual Obra de Ficção
Esse livro é bem curtinho e sem muita enrolação. Temos um núcleo familiar bem divertido, acho que para quebrar um pouco do tema pesado, constituído por Clara, mãe de Piddy e Lila, sua amiga, que também cuida e dá conselhos à garota. Lila exerce um alto astral incrível ao livro com todo seu charme latino e é ela quem segura a barra de Piddy quando realmente é necessário.

Além disso há também o desenrolar de um quase primeiro amor (digo quase porque foi algo bem superficial e rápido) entre Piddy e seu antigo vizinho problemático, Joey. Achei muito interessante a temática de encontros dos dois, pois ambos enfrentam problemas graves na adolescência e ainda assim sentem carinho e tentam ajudar um ao outro, mas não sabem como fazê-lo por estarem totalmente perdidos. Joey vive em um lar mal-estruturado, onde seu pai agride a mãe e ele se vê impotente diante da situação. Agressões de modos diferentes, mas ambas mexem e muito com o psicológico desses dois jovens.

Por isso acho mesmo que é super válida a leitura desse livro. Ainda mais porque a maioria de jovens do mundo inteiro passa ou já passou em algum momento da vida por uma situação de bullying. O que podemos fazer para ajudar é conversar, aconselhar e perceber que nem tudo está perdido e que podemos superar sim! E de que forma isso acontece no livro? Leiam e vocês saberão!

Grande abraço galerinha, um beijo enorme com muito carinho à todos!


8 comentários:

  1. Ainda não conhecia a obra, fiquei muito interessada em ler, obrigada pela dica :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque!
      É super válida a leitura! Espero que goste :)
      Beijinho

      Excluir
  2. Oiii Roberta

    Ja li um livro parecido com esse há bastante tempo e lembro que curti bastante, a maneira como o tema foi abordado ali foi bem interessante. Esse da Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara segue a mesma linha, então acredito que também iria gostar, o fato de ser curtinho ajuda muito pois não tem enrolacao e já vai direto ao ponto, gosto disso.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!
      Também não gosto de muita enrolação, mas esse livro apesar de simples traz grandes lições e vale a pena ser disseminado para que as pessoas o conheçam.
      Obrigada pela visita!
      Grande beijo!

      Excluir
  3. Oi Rô!
    Eu queria muito ler esse livro é ainda não tinha visto ninguém falar sobre ele, que bom que mais gente conhece, e agora através de você mais pessoas terão acesso a essa trama. Obrigada por compartilhar!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Cecy!!!
      Leia assim que puder, eu acho que é um livro que traz várias reflexões para todos os leitores :)
      Beijinho!

      Excluir
  4. Oi Roberta! O título chama muito atenção e sempre tive curiosidade em relação ao livro, gostei de saber que não tem muta enrolação, confesso que prefiro assim.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberta!
    Eu tinha esse livro, mas com o tempo acabei perdendo a vontade de ler e passei pra frente. Mas sempre li comentários positivos sobre a história, principalmente por ela ser direta.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir