F

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Resenha: OS CRENTES por Zoe Heller

Olá meus Eventuais! Como estão vocês?
Hoje vou comentar um pouquinho sobre as impressões literárias de uma obra pouco conhecida, mas que se tornou uma grata surpresa. Os Crentes, livro de Zoe Heller, toca fundo nas concepções de uma família judia não praticamente e nos mostra a visão de cada membro da família ao lidar com seus próprios dilemas...


Sinopse: "Uma família judia de Nova York entra em crise quando o patriarca, Joel Litvinoff, um advogado radical, sofre um derrame e entra em coma. A esposa, Audrey, acaba enfrentando mais do que a doença do marido - ela descobre um segredo que irá abalar o casamento de quarenta anos. Os filhos do casal logo terão de lidar com a novidade, mas, enquanto isso, lutam com os próprios dilemas e dúvidas."
O que me encantou de cara nesse livro, confesso, foi a capa! E só comprei por causa do baixo preço em que o encontrei em uma livraria. Então comecei essa leitura de maneira super despretensiosa e me deparei com um livro forte, que retrata a história de uma família em um período um tanto quanto difícil. 

Após Joel, o patriarca da família, sofrer um derrame, os destinos de sua mulher e filhos agora podem ser vistos sobre uma nova perspectiva. Enquanto sua vida está por um fio, várias situações são impostas ao grupo, revelando segredos enterrados pelo passado. Audrey, esposa de Joel, se mostra nervosa com toda a situação, pois parece ter perdido seu alicerce. Assim, revela ainda mais sua personalidade autoritária e egoísta, que tantas vezes a impediu de estar mais próxima da sua família. Apesar de terem origem judia, Audrey e Joel sempre fizeram questão de repudiar a religião e as concepções judaicas. Assim, exerceram por anos, campanhas a favor de causas solidárias. Porém o livro deixa claro que eles não aplicam tais benefícios em prol de sua própria família.

Os três filhos do casal sofrem seus próprios dilemas...

Karla é uma mulher bondosa e passiva, que aceita todos os tipos de acusações e autoritarismos por parte da sua mãe e do seu marido. Ela tenta desesperadamente engravidar, muito mais para alcançar as graças do marido do que por vontade própria. A personagem desconta todas as suas frustrações em comida, e, por estar fora de forma, se coloca ainda mais para baixo.

Rosa, por sua vez, quer à todo custo desafiar suas crenças, provando aos pais e a si mesma, que necessita conhecer mais sobre as origens da religião judaica e sai em busca desse conhecimento. Claro que toda essa situação causa um descontentamento enorme por parte da sua mãe e faz com que a própria Rosa se questione sobre as regras judaicas que representam mudanças bruscas em seu estilo de vida, contrariando muitas de suas concepções.

Lenny, o único filho homem da família, e também protegido de Audrey, parece descontar toda a atenção recebida da mãe, sendo totalmente descompromissado. Ele abusa do uso de drogas e parece não se importar muito com o futuro. Será que depois de tantos problemas, Lenny conseguirá mudar suas atitudes?

Vários questionamentos são levantados nessa história contada por Zoe. O livro nos faz divagar sobre diversas questões referentes à auto-confiança, traição, coragem e mudanças de hábitos. Os personagens são tão vivos e cheios de defeitos, como qualquer ser humano, o que faz com que entremos de cabeça na história. Me identifiquei com cada um dos membros da família e pude perceber o quanto a história vai crescendo juntamente com os dilemas e mudanças pessoais de cada personagem.

Então essa é a nossa indicação de hoje! Se avistarem esse livro por aí, não o subestimem! Vale cada página!

Um beijo enorme, Meus Eventuais!

8 comentários:

  1. Oi Roberta, tudo bem? É tão maravilhoso se encantar por um livro lido sem qualquer expectativa, normalmente essa história são aquelas que ficam gravadas na memórias. Eu também me encantei pela capa e não teria me interessado tanto pela sinopse se não tivesse lido tua resenha logo em seguida que me instigou bastante a conhecer a história.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!
      É super legal mesmo quando a gente se surpreende positivamente com uma leitura!
      Obrigada pelo comentário,
      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi Roberta, tudo bem? Eu não li esse livro, mas achei pela resenha que tem muitos personagens bacanas. me interessei!

    Bjs. Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!!!
      Não vi muitas resenhas sobre ele pelos blogs, mas acho que vale super a pena a leitura!
      Um beijo!!!

      Excluir
  3. Olá, Roberta.
    Eu achei essa capa bem bonita também. E me interessei pelo livro, que eu ainda não tinha visto em nenhum lugar, porque gosto bastante de livros que abordam outras culturas. Se der vou ler ele. Ótima dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Vale a pena demais a leitura desse livro!
      Obrigada pelo comentário,
      Um beijooo

      Excluir
  4. Oi, Roberta!
    Essa capa é linda demais! E achei a história diferente. XCom certeza leria algum dia. Achei interessante focar numa família não-praticante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!!
      É linda mesmo né???
      Mais legal ainda é quando o livro condiz com a capa :)
      Um beijooo Lu!

      Excluir