Olá meus Eventuais!
Como estão vocês?
Hoje vou falar um pouquinho sobre o livro "A forma da água", sucesso dos autores Guillermo Del Toro e Daniel Kraus. Sua adaptação ganhou o Oscar desse ano de melhor filme e conta com uma história forte e delicada ao mesmo tempo.
Sinopse: "Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o deus Brânquia, o deus de guelras, um homem-peixe que representa para Strickland a selvageria, a insipidez, o calor — o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser.
Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida sem graça cercada de silêncio e invisibilidade.
Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada."
Uma Criatura misteriosa e mística é encontrada nos territórios brasileiros pelo tenente Strickland. É assim que começa a história que mudará de vez a vida de Elisa. Histórias entrelaçadas e muita delicadeza é o que encontramos na obra, que conta um pouco da vida de uma mulher e uma criatura das águas e, contra todas as possibilidades, se apaixonam um pelo outro.
É no centro de pesquisas da Occam, no qual Elisa trabalha, que ela descobre esse Ser que todos parecem querer manter em sigilo total. A faxineira até então desenrola seus dias monotonos sem esperar muito da vida. Com um grave problema auditivo, Elisa se comunica através de sinais e conta somente com a ajuda de seus dois amigos. Sr. Giles, seu vizinho, e sua amiga de trabalho, Zelda.
Agora depois de encontrar essa criatura submersa, Elisa parece andar nas nuvens e inicia comunicação com o peixe meio homem que a fascina. Com as frequentes idas à sala secreta onde aprisionam o ser, Elisa descobre que a criatura encontra-se em perigo nas mãos do louco Strickland. Com o passar dos dias é notável os frequentes maltratos e a moça logo sente que se não fizer algo, a morte do Ser será iminente.
Nessa trama de mistério e sensibilidade os autores criam muito bem o sentimento de Elisa, tornando-o sólido e fazendo com que o leitor vire um sonhador, assim como a moça.
Achei bem legal o livro aprofundar em todos os personagens de tal forma que passamos a compreendê-los a ponto de dividir com eles desejos, medos, angústia, simpatia e raiva.
O vilão, Strickland é um dos mais bem construídos que já vi. Ele vai aos poucos perdendo a sanidade e se tornando obcecado em destruir a criatura que se esforçou tanto para encontrar. O livro também traz a visão da esposa do vilão, Lanie, uma dona de casa submissa ao marido, mas que aos poucos vai encontrando força para se libertar disso.
E temos Giles e Zelda, amigos de Elisa e personagens muito fortes que ganham toda nossa simpatia.
Desse modo todos se complementam nesse livro espetacular! E posso imaginar porque o filme ganhou o Oscar. Se for similar ao livro e transmitir todo o sentimento, está tudo bem explicado!
É vocês?? Já leram? Contem pra gente o que acharam!
Grande beijo Eventual!
Olá, Roberta! A história parece ser muito boa, acredito que tanto o livro quanto o filme devem ser ótimos. Beijo grande!
ResponderExcluirOi Lindo!
ResponderExcluirGostei bastante, agora bora ver o filme :)
Beijo grande!
Oi Roberta, o filme é muito bonito, mas ainda não peguei a obra pra ler, grandes expectativas! Interessante como a Intrínseca tem muitos livros relacionados ao cinema, né?
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá Mi! Vi o filme ontem e gostei bastante também! Sem dúvida ambos são imperdíveis
ExcluirBeijinho
Quero muito, muito ler esse livro e assistir ao filme! Já está na minha lista de leitura!! Fiquei ainda mais feliz por você ressaltar a profundidade das personagens, principalmente, do vilão. Não vejo a hora de fazer essa leitura =D
ResponderExcluirBjs
http://livrelendo.blogspot.com.br/
Olá Andrea!
ExcluirEspero que tenha oportunidade de ler :)
Beijinho!
Oi Ro! Eu não li o livro mas assisti ao filme. Amei a história e fiquei muito tocada. E amei o poema que aparece no final, não sei se tem no livro também.
ResponderExcluirFiquei apaixonada!
bjs
Amor por Livros
Olá Rê!
ExcluirAchei o livro bem mais profundo e algumas partes não foram transmitidas na produção de cinema, por isso vale muito a pena conferir o livro
Beijo querida!
Oi, Rô!
ResponderExcluirEu não li o livro mas assisti o filme e amei demais!!!
Beijos
Balaio de Babados
Oi Lu!
ExcluirLindo demais né??
Adorei ainda mais o livro, a história tem uma sensibilidade incrível!
Beijinho
Que legal Rô!!!!
ResponderExcluirAchei a capa tão bonita... Não sei se leria, mas acho interessante quando o pessoal começa a falar a achar pontos tão interessantes sobre o livro, fico até com vontade de ler <3
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Olá Pam!
ExcluirObrigada pela visita! A capa é mesmo muito bonita e combina bem com o enredo do livro. Quem sabe um dia você da uma chance e embarca nessa história também?
Beijinho!