F

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Resenha: O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES


Confesso que a bizarrice da capa do "Orfanato da Srta. Peregrine" me pegou de jeito!!! Um belo dia me deparo com esse livro em minhas mãos e durante uma rápida folheada me surpreendi com as fotografias contidas ao longo das páginas... ainda mais estranhas do que a que me chamou atenção no começo! Ler esse livro foi uma grata surpresa, porque esperava algo assustador e tremendo, mas o autor conseguiu utilizar sua coleção particular de fotos esquisitonas para construir um mundo próprio e bem peculiar... então meus caros leitores, na minha opinião, o fato de tudo combinar e se encaixar foi o grande motivo para o sucesso desse livro.


O autor foi brilhante ao unir imagens reais à uma trama totalmente envolvente e distópica. Muitas vezes, lendo o livro tive a impressão de que a história em minhas mãos tinha um quê de "Harry Potter"... não que as histórias sejam semelhantes, mas ambas tiveram a capacidade, na minha opinião, de criarem mundos mágicos e personagens muito cativantes. 

Melhor ainda quando começamos a embarcar nos segredos dessa história juvenil. O Orfanato da Srta. Peregrine é voltado para o Público jovem mas nada, nada mesmo, impede que adultos embarquem na trama.. muito pelo contrário! 

A narrativa se passa pela perspectiva de Jacob, um garoto que passou a vida toda escutando histórias fantasiosas de seu avô Abe Portman.  Avô e neto têm uma ligação forte e é esse elo que continua instigando Jacob sobre a vericidade de tais contos. Após um terrível acidente com seu avô, o garoto presencia uma das mais terríveis visões e passa então a questionar sua própria lucidez. 

Afim de desvendar alguns mistérios que envolvem o passado de Abe, Jacob tem a oportunidade de embarcar numa viagem em busca do orfanato onde permaneceu seu avô quando adolescente. O que mais me encantou na trama foi que Ransom Riggs explorou ao máximo o uso de detalhes para descrever o pitoresco vilarejo, que acaba se transformando em um dos cenários principais do livro. Jacob acaba descobrindo um lugar encantador governado pela Srta. Peregrine, a mulher presente nas histórias de seu avô e responsável pela educação e proteção de diversas crianças um tanto quanto peculiares! Sim, cada uma a seu modo tem determinado poder que as diferencia de outras pessoas.

Jacob descobre aos poucos as verdades sobre o que seu avô lhe contava e percebe que ele próprio tem um dom um tanto quanto raro.. o que explica o fato de ele conseguir ver criaturas horrendas denominadas "etéreos" que tem prazer em caçar peculiares. .. nesse ambiente de suspense e fantasia, Ransom rigs tem agradado desde jovens até leitores adultos! Me encantei com a história é até me surpreendi por ser extremamente juvenil e ainda sim despertar uma leitura tão boa!


Deixem seus comentários aqui! Adoraremos saber o que vocês acharam do primeiro volume da trilogia de Ransom Riggs!

Um abraço eventual e até mais!

7 comentários:

  1. Oiii! Amei a resenha, pensei que o livro fosse mais terror então nem tinha procurado sobre a obra, mas você falando ai chega deu vontade de ir comprar um rsrs! É esse que vai lançar ou já lançou o filme? Vou colocar ele na minha lista pra comprar! Marquei vocês em uma Tag lá no blog:
    http://www.apenasgiz.com.br/2016/08/beda-6-tag-esse-ou-esse-parte-2.html?m=1

    *Beijokas -Hellen Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen! Leia sim quando puder, você vai ficar encantada com a história! Em breve vai ser lançado o filme nos cinemas mas você já pode conferir o trailer, vou deixar o link aqui embaixo... e muitíssimo obrigada por nos indicar! Responderemos em breve!

      https://www.youtube.com/watch?v=tV_IhWE4LP0
      Grande beijo

      Excluir
  2. Oi Roberta, tudo bem?
    Adorei sua resenha, me fez ficar com ainda mais vontade de ler.
    Sempre me cativou esses negócio de misturar fotos antigas com a ficção fantástica, um dia ainda preciso ler kkkkk
    Parabéns pela resenha!

    PS: Quase ia esquecendo de avisar, mas respondemos a tag que vocês nos maracram, a tag Dias da Semana em Livros.

    Abraços!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! É um livro bem diferente e a diagramação juntamente com as fotos fazem com que a leitura fique ainda mais interessante! Já estou indo conferir suas respostas!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Tenho muita curiosidade para ler esse livro, já que todas as críticas que vejo são ótimas!
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que já me deparei com este livro várias vezes. Em livrarias, em bibliotecas, nos anúncios da internet e principalmente no Submarino. Nunca tive tanto interesse nele, mas quando vi a sua resenha, vim logo conferi para saber um pouco mais da história. Bem, você me convenceu a comprar e ler o livro. Depois da sua resenha estou bem interessado, para ser sincero. Adoro livro infantil que ultrapassa barreira e se torna um livro para todas as idades. Saber que ele tem um tom de Harry Potter, me animou ainda mais, pois Harry é uma das minhas grande paixões. Com certeza, vou ler este livro. Adorei a resenha.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que já me deparei com este livro várias vezes. Em livrarias, em bibliotecas, nos anúncios da internet e principalmente no Submarino. Nunca tive tanto interesse nele, mas quando vi a sua resenha, vim logo conferi para saber um pouco mais da história. Bem, você me convenceu a comprar e ler o livro. Depois da sua resenha estou bem interessado, para ser sincero. Adoro livro infantil que ultrapassa barreira e se torna um livro para todas as idades. Saber que ele tem um tom de Harry Potter, me animou ainda mais, pois Harry é uma das minhas grande paixões. Com certeza, vou ler este livro. Adorei a resenha.

    Abraço!

    ResponderExcluir