F

terça-feira, 17 de maio de 2016

RESENHA: Quem é você Alasca por John Green

Olá Eventuais! Como estão vocês??? Vamos começar a semana com a resenha de um livro que me empolgou bastante e que cortou meu coração! Como vocês já devem saber, John Green possui a habilidade de nos cativar com seus personagens bem construídos e ao mesmo tempo desperta em nós o sentimento de que faltou alguma coisa... Bom, pelo menos me senti assim nos dois livros dele que li e esse não foi diferente...

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Categoria: Romance
Páginas: 272


Sinopse: "Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével".


Não é a toa que John Green coleciona milhares de leitores ao redor do mundo. Ele sabe como ninguém escrever histórias que mexem com a gente. "Quem é você Alasca" é uma lição sobre a vida e também desperta em nós lembranças do tempo de escola. A trama se passa em um colégio interno, o qual Miles ingressa em busca de um novo talvez. Decidido a respirar novos ares, Miles se depara com uma mudança extrema em sua vida e descobre o verdadeiro valor da amizade através de seu companheiro de quarto, Chip, mais conhecido como Coronel.


Sabe aquele livro sobre amizade? É esse com certeza!  O que Miles não esperava se tornou realidade em pouco tempo: conhecer pessoas que mudariam para sempre suas perspectivas. Alasca Young é definitivamente uma delas! Uma garota linda e extremamente enigmática que contagia todos à sua volta com suas loucuras e singularidades... A partir daí um grupo de amizade se forma e grandes acontecimentos marcam a chegada de Miles ao colégio.

O livro é dividido em duas partes: ANTES e DEPOIS... O grande acontecimento que divide o livro é algo imprevisível que causa uma reviravolta imensa na trama, o que desperta nos leitores a vontade de chegar logo ao final afim de encontrar explicações para o que de fato aconteceu. Pra mim o livro foi perfeito, mas o final deixou um pouco a desejar. Não posso comentar muito aqui pra não soltar spoiler, mas quando vi que estava na ultima página eu desejei que não houvesse acabado.



É difícil falar sobre um livro que gostei tanto, mas que deixou em mim diversas dúvidas. Realmente é difícil para o leitor desvendar Alasca e ainda agora não consegui entendê-la. Ainda assim, amei o livro e leria de novo com toda certeza!

Gostaria de ressaltar mais uma vez como John Green é habilidoso em sua escrita! O livro me cativou completamente e finalizei a leitura em pouquíssimo tempo justamente porque entrei de cabeça na história, os personagens são muito bem descritos, assim como o ambiente e a complexidade de seus pensamentos. O grupo de amizade criado pelo autor funcionou maravilhosamente bem, o que me deixou encantada. Além disso ele traz uma lição grandiosa a respeito das escolhas que fazemos e o que elas significam para o futuro.



Quotes favoritos

"Ela olhou para mim e abriu o maior sorriso, e aquele sorriso tão largo em um rosto estreito como o dela teria ficado estranho não fosse pelo verde impecável e incomum de seus olhos"

"Só usamos o futuro para fugir do presente"

Espero que tenham gostado da resenha e aguardo o comentário de vocês sobre a experiência que tiveram com esse livro... E se ainda não leram, têm vontade de ler?

Beijo grande!


12 comentários:

  1. Haha esse é o único livro do Sr. John que conseguiu me encantar.
    Alaska é aquela personagem tão significantemente importante e destemida que me fez refletir de fato meus passos ao longo dos anos :3
    Amei a resenha <3
    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  2. Ei Deborah!!! Estou com uma ressaca literária por causa desse livro... Não queria que acabasse! Obrigada pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Eu li esse livro semana passada e também fiquei sentindo que algo havia faltado. Na minha edição do livro, tem uns extras, onde o John explica o porque desse final vago. É bem legal.
    ateoriadaslaranjas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Vitoria! Fico feliz que você compartilha do mesmo pensamento... No final do livro tem umas questões que são respondidas por ele também, ainda assim queria mais respostas talvez pelo fato da história ter sido tão boa e acabar cheia de reflexões.. Só tenho a dizer que ele é fantástico!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com essas temáticas! Mesmo sendo clichês, como todos os do John - na minha opinião, parece ser bem interessante.
    Queria saber o final, porque não vou ler esse. kkk

    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nah!!! Não acho os livros dele clichês... São histórias que trazem várias reflexões com uma escrita genial, mesmo que retrate mais a vida na adolescência. Leia sim, posso afirmar que você irá se surpreender, vale muito a pena!

      Beijinho

      Excluir
  6. Oi gente!!!
    Já fui indicada várias vezes para ler este livro. Sempre elogiam ele, mas eu nunca me interessei em pesquisar. Acho que foi o fato da capa não ser tão acolhedora, mas quero dizer que amei a resenha! Eu criei uma ideia na minha cabeça totalmente contrária a do que realmente está escrito no livro. E acho que agora irei pesquisar melhor sobre ele.

    Obrigada!
    http://fugadarotinaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi!!! Vou confessar que só avancei na leitura na segunda vez que tentei lê-lo.. Sabe aquele história despretensiosa que vai ganhando seu coração aos pouquinhos e depois te leva ao ápice? Pois é, esse livro! Leiaaaa!!!!

      Beijinho

      Excluir
  7. Esse livro me chama tanto a atenção que nem sei porque eu nunca li :(
    Adorei a resenha.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!! Fico feliz que tenha gostado da resenha! É uma leitura que recomendo muito!

      Beijinho

      Excluir
  8. Oi, Roberta!
    Eu me decepcionei um pouco com esse livro. Acho que criei muita expectativa e ele não atendeu.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza! Que pena! Eu achei o final bem fraco em comparação com todo o resto do livro... Obrigada pelo comentário!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir