F

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Resenha: ELEANOR & PARK por Rainbow Rowell

OLÁ MEUS EVENTUAIS!

Havia muito tempo queria ler esse livro. depois de ler tantos comentários positivos, minha experiência não poderia ter sido melhor! Essa foi uma história cativante, que trouxe muitas lições para mim. Eu geralmente, tenho uma certa resistência a iniciar romances, ainda por cima adolescentes. Mas esse, é especial. A história de Eleanor e Park é diferente de tudo que ando lendo ultimamente e por isso merece uma resenha mais que especial!




Sinopse:"Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e, aos olhos de Eleanor, impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor e Park é chocante, engraçado, triste e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor."




Tudo começa com o primeiro dia de aula de Eleanor. Ela entra no ônibus e já prevê todas as encrencas que lhe aguardam durante o ano. Sua forma bem peculiar de se vestir não ajudam em nada a se aproximar das pessoas. É exatamente nisso que Park está pensando ao olhar aquela nova garota esquisita que acaba de entrar no ônibus. Para seu azar (ou sorte) há um assento disponível ao seu lado. Sem pensar muito, o garoto cede o lugar à Eleanor.

Park nunca fora dos mais populares em sua turma, e por isso, adotara uma conduta mais reclusa. Vendo a novata estranha sentar-se ao seu lado, fica imaginando o que o levou a tomar tal atitude. Sempre na dele, a pior coisa que poderia acontecer, seria alguém perturbar seu sossego. Mal sabia ele que a companhia de Eleanor no ônibus passaria a ser constante e até mesmo indispensável.

Diversos dias se passam sem que os dois troquem palavra. Mas tudo parece os unir, não somente o lugar compartilhado no ônibus, mas também a música (em breve farei um post aqui sobre a playlist maravilhosa desse livro), os quadrinhos que Park costuma ler durante o caminho e que também despertam a curiosidade de Eleanor. Assim ambos vão descobrindo as belezas incomuns um do outro. O legal é que isso vai acontecendo gradativamente e de uma forma muito natural. 

É um romance lindo, mas real. A autora não força a barra para inserir personagens perfeitos que prometem um para o outro o mundo inteiro e um amor infinito... pelo contrário! Apesar de serem muito fofos um com o outro, Eleanor enfrenta sérios problemas dentro de casa, pois tem uma família mal estruturada e péssimas condições financeiras, fazendo com que sua realidade se distancie muito da vida de Park. O garoto, por outro lado, tem uma sensibilidade incrível e faz de tudo para entender e ajudar Eleanor. Assim, esse livro é capaz de emocionar, de trazer reflexões e desvendar o significado do real sentido do amor.


Agora quero muito ler outras obras da Rainbow Rowell, pois ela introduziu muito bem nesse livro questões de bullying e maltrato, deixando ao mesmo tempo o livro leve, sem tirar o foco do amor. 

Essa história é sobretudo sobre amor! Sem frescuras, sem muita invenção, sem conto de fadas. É disso que eu gosto e é disso que eu sinto falta em tantos outros romances que venho lendo. 

Lindo, lindo, lindo! É só assim que posso elogiar esse livro o suficiente! E vocês? Também já se apaixonaram por esses dois?

15 comentários:

  1. Oi, Roberta.
    Há gosto tanto quando vejo alguma resenha dos livros da diva Rainbow, ainda mais quando a pessoa gostou.
    Sugiro que seu próximo livro seja Anexos é o meu preferido dela.
    Beijão

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Lerei sim, assim que puder! Adorei a escrita da autora e a linda história que ela criou nesse livro *.*
      Beijinho

      Excluir
  2. Oii! Eu comprei esse livro, acho que já contei aqui. Fico feliz que você tenha gostado, amei a resenha. Farei de tudo para ler logo rsrs é tantos que não damos conta. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Leia mesmo! É um livro inesquecível, sensível e ao mesmo tempo forte, que traz diversas sensações boas! Super indico :)
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Gostei muito da resenha, ainda não conhecia esse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monyque!
      Fico feliz que tenha conhecido esse livro através do nosso blog, pois é daqueles que precisam ser lidos na vida hahahah
      Obrigada pela visita!
      Beijinho

      Excluir
  4. Oi, Rô!
    Que linda essa ilustração que você colocou.
    Eu tenho esse livro na estante tem um tempo, mas ainda não encaixei ele na lista de leitura. Sou daquelas que lê o livro quando o momento parece ser o certo sabe?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!
      Fico feliz que você tenha esse livro especial na estante! Tomara que você goste da leitura tanto quanto eu!
      Beijinho

      Excluir
  5. Olá Roberta, tudo bem?
    Vejo muitos comentários positivos sobre o livro, mas também vejo muitos reclamando do final. A história parece linda, mas como eu não gosto de finais livres e abertos, ainda me encontro receosa. Fico feliz que tenha apreciado a leitura e a resenha está ótima.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Esther!
    Realmente o final é aberto proporcionando a chance do leitor imaginar a continuação da história. Por isso mesmo eu disse que esse livro não se trata de um conto de fadas, mas sim de um romance que acontece na vida real. Achei o final super válido e continuei a história na minha cabeça hahah
    Depois me conta o que achou
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sim ❤️ Não tem como não se apaixonar por ess casal! Foi meu primeiro contato com a autora e recomendo demais os outros livros.
    Adorei demais sua resenha! Essas ilustrações deles são muito fofas né?
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa!
      Nossa tudo apaixonante nesse livro né?
      Já quero ler de novo hahaha
      Beijinho

      Excluir
  8. Oi Roberta!! Que bom que vc curtiu o livro, eu já li outro da autora, Ligações, é gostei bastante! Quero ler esse tb! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Esse foi o primeiro que li da autora e também quero ler todos os outros livros dela!
      Beijinho

      Excluir
  9. Ah Roberta sou como você, sinto muito falta em alguns livros do toque de realidade, muitos autores fantasia muito os romances e quando lemos algo como "Eleanor&Park" faz nossos olhos brilharem, parece que o autor fala com a gente, com a nossa realidade. Recentemente li "Mil beijos de garoto" e queria morrer com aquele conto de fadas disfarçado de romance juvenil, às vezes uma história despretensiosa vale mais do que mil livros repletos de metáforas românticas sem sentido (desculpe o momento desabafo kkk), mas amei sua resenha e deu até vontade de reler esse livro, lembro que quando lia esse história, queria abraçar esses personagens de tão lindos e reais que eles eram!

    Beijos
    Dani Cruz
    blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir