F

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Resenha: AMITYVILLE por Jay Anson

Olá Eventuais do meu Coração!!!

Muita correria por aqui e não tenho escrito tanto quanto gostaria... mas, felizmente tenho preparado resenhas para vocês dos últimos livros lidos. Hoje vou falar um pouquinho sobre o aterrorizante Amityville!


Sinopse: "Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide® Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo — tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa —, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil. Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular."


A casa número 112 da Ocean Avenue, localizada em amytville teve notoriedade depois do massacre de uma família que morava na propriedade, os DeFeo. O prólogo do livro explica bem a questão dando informações aos leitores de alguns pontos estranhos do caso. O filho mais velho, Ronald Defeo matou seus pais e irmãos com tiros de uma arma super potente. Não houve, no entanto, sinais de luta. A vizinhança por outro lado também não escutou nada de estranho vindo da casa no dia do massacre. 

Hoje Amityville é conhecido como um dos locais mais mal assombrados do mundo.

Foto: Eventual Obra de Ficção


Depois de algum tempo, a casa foi aberta à venda, e visitada por diversas famílias. Mas quem se encantou pelo lugar foi o jovem casal Lutz. Pensando ser a casa dos sonhos, a família se muda para o número 112 no comecinho de dezembro de 1975.  Apesar de saberem a respeito do terrível massacre dos antigos moradores, Kathy e George estavam dispostos a passar uma borracha em tal tragédia e serem felizes com seus três filhos na nova casa. Porém logo nos primeiros dias estranhos acontecimentos começam a perturbar a vida de todos. O livro se trata então dos fatos inexplicáveis que a família vivenciou na casa durante o período de um mês. 

Em paralelo aos depoimentos do casal, encontramos também descritos no livro a perspectiva do padre, amigo dos Lutz, que visitou a casa logo após a mudança da família para lá. Depois de entrar na casa e abençoar seus cômodos, o padre fica terrivelmente assustado. Sem demora ele sente necessidade de ir embora, para bem longe do lugar. No decorrer dos dias, o padre fica debilitado com uma febre persistente e sente uma presença forte impedindo-o de fazer contato com os Lutz novamente.

Gente é impressionante como esse livro tem o poder de nos deixar alarmados e angustiados. O mal está sempre à espreita, virando a vida de Kathy, George e seus filhos de cabeça para baixo.

O formato da narrativa, no entanto, não agradou a maior parte dos leitores. Li muitas resenhas negativas em relação ao formato do texto. Realmente "Amityville" não é contado como uma história, mas sim com uma narrativa em estilo de relatos dos Lutz intercalados com os do padre Mancuso. Dessa forma temos dois panoramas em um mesmo momento: o que está ocorrendo na casa em Amityville e o que está acontecendo na vida do padre. Esse pode ter sido um fator que atrapalhou a leitura e até mesmo confundiu algumas pessoas. Porém achei o livro tão curioso e envolvente que nada disso conseguiu tirar o meu foco da leitura.

Foto: Eventual Obra de Ficção
Lendo um livro de terror com relatos "verdadeiros" espera-se que ao longo das páginas a história desperte medo no leitor. Senti um pouco de medo sim, mas também fiquei angustiada e até desesperada de imaginar se tais situações acontecessem com minha família. Posso afirmar que foi uma leitura de arrepiar que cumpriu muito bem com seu propósito. Para os fãs de terror, Amityville é imperdível! Além de ter uma edição maravilhosa, o livro se tornou um dos mais desejados dos fãs da Darkside S2  Muito amor por essa caveirinha galera!

Beijinho no coração meus Eventuais!

12 comentários:

  1. Eu gosto de livros nesse sentido, e acredita que essa semana eu estava procurando mais informações sobre Amityville?
    Coincidência rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pam!
      Você vai adorar esse livro então! Super indico para quem tem curiosidade sobre o caso :)
      Beijinho!

      Excluir
  2. Ro, gostei da sua resenha! Tivemos opiniões parecidas sobre ele!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rê!
      É um livro bem curioso né?
      Gostei demais da experiência, estou indo conferir sua resenha!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Ahhhh vai pra listinha já!
    Sou fã dos filmes e assistia eles com o meu pai que gostava também.
    Vou procurar o livro!
    Beijos
    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JU!!!
      Eu também adoro as adaptações e o livro só veio para somar! Tomara que você goste da leitura :)
      Beijinho

      Excluir
  4. Oi Roberta, tudo bem? Eu ainda não li pq confesso que rola um medinho (mesmo vc dizendo que não dá medo rsrsrs), mas uma amiga e colaboradora do blog leu e amou! sem contar a edição linda da Darkside!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      A edição é maravilhosa mesmo e o livro é um prato cheio para os fãs do gênero!
      Beijinho!

      Excluir
  5. Oi Rô!

    Ah, eu sou medrosa, não leio esses trem assim, não, hahahah...

    Rô, indiquei seu blog para o Prêmio The Mistery Blogger Award, dá uma passadinha no meu cantinho!

    http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2017/07/premio-mistery-blogger-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecy!!!
      Ficamos muito felizes com essa indicação! Obrigada pelo carinho e por estar sempre presente por aqui!
      Beijo grande querida!

      Excluir
  6. Oi, Rô!
    Acredita que só quando a Darkside lançou esse livro eu soube que o filme era baseado nesse livro? Pois é...
    Eu sou medrosa para filmes de terror, mas amo livros. Vai entender... Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!!!
      A leitura é um pouco tensa pois sofremos junto com a família, então para quem gosta de um bom terror essa é uma leitura obrigatória. Quanto ao filme eu adoro também!
      Beijinho!

      Excluir