F

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Resenha: GAROTA EXEMPLAR por Gillian Flynn

Hoje tem resenha aqui no blog de um livro que me fisgou completamente... É, eu esperava que ele fosse muito bom, mas ele é fantástico! O meu único arrependimento foi ter demorado tanto pra ler... Vamos falar um pouquinho sobre "Garota Exemplar"?

Sinopse: "Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?"

A narrativa de Gillian Flinn é sem igual... estou dizendo isso porque meu primeiro contato com a autora foi através de "Lugares Escuros", um dos melhores livros de suspense que já li (prometo que em breve posto a resenha dele aqui também). Hoje resolvi contar um pouquinho da minha experiência com "Garota Exemplar", lançado em 2013 e responsável por causar burburinho entre os leitores. Depois de acabar a história entendi o porquê de tanto sucesso... A autora criou dois personagens fortes que intercalam suas narrativas entre os capítulos: de um lado Nick Dune, um homem bonito e perspicaz que agora necessita lidar com o misterioso desaparecimento de sua esposa, a adorável Amy, que constitui a outra parte da trama através de relatos contidos em seu diário. 

O legal da obra é que logo de início percebemos que alguém está mentindo. As narrativas do casal não se encaixam e deixam o leitor cheio de dúvidas. Como é de praxe, o sumiço de Amy logo levanta suspeitas contra Nick. Várias provas que o conectam à situação são reveladas ao longo do livro ao mesmo tempo que temos acesso ao diário pessoal de Amy, que relata como seu relacionamento com o esposo foi se tornando insustentável. A destruição de um casamento através de atitudes, o desgaste provocado pelo tempo e a falta de cuidados são mostrados à fundo em ambos os relatos. O que nos leva a pensar que o desaparecimento de Amy esteja relacionado à algum problema do casal.

Garota Exemplar é um Thriller psicológico empolgante e realmente surpreendente. É um livro pra ser rapidamente degustado e leva o leitor à um ápice fora do comum. Os dois personagens nos cativam, nos fazem sentir raiva, surpresa e geram reflexões sobre o que de fato acontece na vida a dois e como as pessoas se enganam em pensar que conhecem umas às outras.
   Resultado de imagem para nick dunne gif

O livro foi adaptado para cinema em 2014 e conta com os atores Ben Affleck (lindo de morrer) e Rosamund Pike. Eles arrasam sempre e a trama contribui e muito!

É isso galerinha! Me contem se gostaram e comentem aqui também as impressões de vocês...

Ah postei aqui o Trailer do filme pra quem assim como eu ainda não viu!


Beijos Eventuais!!!


13 comentários:

  1. Eu vi o filme mas não li o livro. Quero ler, mas não sei quando rsrsrs

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata! Leia assim que puder e depois conta pra gente o que achou! Beijos

      Excluir
  2. Eu vi o filme mas não li o livro. Quero ler, mas não sei quando rsrsrs

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca me aventurei nesse gênero e com toda certeza, eu leria esse!
    Só por essa parte que você disse que logo no começo as coisas se contradizem já dá uma vontade de descobrir a verdade!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica! Esse é o livro indicado então para você começar a se aventurar com esse gênero.. Beijinho

      Excluir
  4. Oi, Roberta! Tudo bem com você?
    AMO esse livro, é tão incrível e me faz passar tanta raiva por causa dos personagens... Porque o leitor é a única pessoa que sabe de verdade o que está acontecendo e ninguém acreditar na verdade me deixa maluco! HAHAHA
    Eu assisti ao filme antes, e saber o que acontece não prepara para o livro.
    Queria muito ler os outros liros dela, mas não tive oportunidades, apenas li também o conto O Adulto que só reafirmou como a Flynn é uma autora incrível.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Me tornei fã número 1 da autora! Quero o mais rápido possível ler todos os livros dela, porque os que li são fantásticos!

      Abração!

      Excluir
  5. Oi, Roberta!
    Não tem quem me faça ler esse livro. Sério... tem algo nele que me incomoda hahahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... dá uma chance! Ele é incrível... a autora cria uma trama tão surpreendente como em poucos livros que li!

      Beijinho

      Excluir
  6. Oi Roberta,
    Garota Exemplar é de longe um dos melhores livros que já li.
    A narrativa da autora é muito boa, e a trama é super bem amarrada.
    E tbm gostei bastante do final, achei que foi a autora foi muito corajosa em deixar as coisas desse jeito.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alê! Obrigada pela visita aqui no blog, realmente o livro todo foi muito surpreendente pra mim, bem diferente de outras obras que ando lendo. Adorei e recomendo pra todo mundo!

      Abração

      Excluir
  7. Adorei sua resenha <3
    Já tinha muita vontade de ler, mas sua resenha me instigou.
    Vou tentar adquirir em breve
    Beijão!
    http://leituravorazblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi!!! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que queira ler o livro! Depois conta pra gente o que achou :)

      Beijinho!

      Excluir