F

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Resenha: AS DOZE TRIBOS DE HATTIE

Oi galerinha eventual!!!! Hoje vim comentar um pouquinho sobre o livro de contos da família de uma mulher chamada Hattie.. a sua luta para cuidar dos filhos em meio às dificuldades de uma época em que os negros não tinham muitas oportunidades.


A autora utilizou seus contos como se fossem capítulos independentes, onde cada um discorre sobre a vida dos filhos de Hattie.. por isso o muito criativo e adequado nome do livro! 


O primeiro conto me pegou logo de surpresa e fiquei totalmente fascinada pelo livro... Esse capítulo descreve a primeira experiência angustiante de Hattie em sua nova casa, com seus dois bebês muito doentes, necessitando de cuidados médicos. Apesar de terem um lar, o dinheiro era extremamente escasso e a mãe necessitava utilizar maneiras alternativas para manter seus filhos vivos... valia de tudo... vapor de chuveiros, chás medicinais e muita oração. . Não vou me delongar muito descrevendo os outros contos pois não quero estragar a experiência do livro, mas nas primeiras páginas já conseguimos perceber o quanto Hattie apesar de ser ainda uma menina há pouco tempo casada, já é forte o bastante para lidar com o temor da morte iminente de seus filhos... 

Ao longo de cada conto temos a oportunidade de conhecer a vida, os sonhos e as situações um tanto quanto difíceis de cada um dos filhos de Hattie. Ainda assim a autora conseguiu inserir a personagem em todos os dilemas de seus filhos e conseguimos entender a complexidade da vida de uma mãe que tem o dever de cuidar de uma família enorme... consequentemente Hattie se torna uma pessoa fechada e muitas vezes não consegue ajudar seus filhos do modo como gostariam... seja com um conselho, um abraço ou um simples afago. 

Gostaria muito de ir além das páginas que a autora escreveu, descobrir o que se passou com cada uma das crianças de Hattie, mas talvez isso seja um ponto positivo, pois significa que as histórias mexeram muito comigo. Recomendo demais esse livro por ser não somente contos isolados, mas sim o retrato de uma família que luta pra sobreviver e ser feliz.



Veja a sinopse do livro: 

"Em 1923, aos quinze anos, Hattie Shepherd deixa a Geórgia para se estabelecer na Filadélfia, na esperança de uma vida melhor. Mas se casa com um homem que só lhe traz desgosto e observa indefesa quando seu casal de gêmeos sucumbe a uma doença que poderia ter sido evitada com alguns níqueis. Hattie dá à luz outras nove crianças, que cria com coragem e fervor, mas sem a ternura pela qual todos anseiam. Em lugar disso, assume o compromisso de preparar os filhos para as calamitosas dificuldades que certamente enfrentarão e de ensiná-los a encarar um mundo que não os amará nem será gentil. Contadas em doze diferentes narrativas, essas vidas formam a história da coragem monumental de uma mãe e da trajetória de uma família.

Belo e inquietante, o primeiro romance de Ayana Mathis é assombroso do início ao fim — épico, angustiante, imprevisível, vibrante e cheio de vida. Uma história envolvente e cativante, um retrato marcante de uma luta tenaz diante de adversidades insuperáveis e uma celebração da resiliência do espírito humano. As doze tribos de Hattie é um romance de estreia de rara maturidade."



Espero que tenham gostado do post e comentem aqui embaixo... Vocês gostam de contos? Já leram sobre Hattie? Grande beijo!

5 comentários:

  1. Eu também tenho esse livro. É exatamente tudo isso que você escreveu. A história de cada um dos filhos, às vezes, como reflexo da trajetória familiar e construída diante de muita luta e dor, deixa o desejo de saber mais. São tão intensos que para cada um precisaria de um livro inteiro.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro!!! Que ótimo que você também leu e teve as mesmas impressões.. eu adorei o modo como a autora dispôs os contos e acredito que todos eles dariam incríveis histórias individuais :)
      Grande abraçO!

      Excluir
    2. Uma apresentadora americana (acho) falou a mesma coisa kkkk Queria saber mais e mais da vida de todos kkk São personagens incríveis.

      www.atraentemente.com.br

      Excluir
  2. Olá!
    Eu adoro contos, apesar de não ler tantos assim. Fiquei muito curiosa com relação a este livro e fiquei boba com você contando sobre o primeiro conto.
    A capa do livro é sensacionaaaaal!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mônica!!! Se você gosta de contos recomendo muito este livro! São histórias que te prendem e se interligam de modo bem sutil... A capa é mesmo linda de viver e foi o que mais me chamou atenção para comprá-lo!

      Grande beijo!

      Excluir