F

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Resenha: A GAROTA NO TREM por Paula Hawkins

Autor: Paula Hawkins
Páginas:378
Categoria: Thriller
Editora: Record

Sinopse: "Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas.

Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos." 


Confesso que demorei muito pra finalizar essa leitura. Esperava que o livro me prendesse do início ao fim mas não foi bem assim que aconteceu comigo.

A história se passa sob o ponto de vista de três mulheres:

1.Rachel: a própria garota do trem - Rachel parece dedicar sua vida exclusivamente para lembrar de seu passado. Enquanto acorda todos os dias para ir trabalhar, ela observa através do trem o desenrolar da vida de Megan e Scott, um casal que de acordo com as percepções de Rachel é perfeito. Ao mesmo tempo, ela dá a eles muita atenção pelo fato do casal morar próximo à sua antiga casa, onde Rachel pôde vivenciar muitos momentos felizes ao lado de seu ex-marido Tom.

2.Megan: a observada - Megan é casada com Scott e é extremamente carente. É perceptível que ela é totalmente descontente com sua vida, o que impacta no seu casamento e no seu relacionamento com as pessoas.

3.Anna: a destruidora de lares - Anna literalmente se apossou da vida de Rachel, roubando-lhe seu marido, sua casa e sua vida. Vive um lindo casamento com Tom, tem uma bela filha, mas se vê atormentada pela obsessão de Rachel por Tom.

Eu realmente achei muito original a proposta da autora, onde é apresentada ao leitor o mistério ao redor de um assassinato que entrelaça a vida dessas três mulheres. Depois de finalizar a leitura descobri o porquê de ter demorado tanto a ler... Todas as três personagens não me agradaram e o livro discorre sobre os acontecimentos que se passam com elas. Rachel, a principal observadora da trama causou em mim um sentimento de pena tão grande, que mesmo ela tendo boas intenções, me pareceu durante todo o livro uma pessoa fraca e bêbada, aliás também achei que a autora se delongou muito descrevendo sua patética vida. Por outro lado, Megan toma atitudes ao longo da trama que não fazem o menor sentido, sendo impossível sentir simpatia pela personagem. Anna poderia ter virado mocinha se ao menos fosse um pouco menos arrogante, mas também não funcionou. 

Em todo caso, o final compensou e muito a minha insistência em finalizar a obra e só desconfiei sobre a verdade um pouco antes das ultimas páginas, então de certo modo foi surpreendente para mim... Em breve poderemos acompanhar o desenrolar dessa trama misteriosa nas telonas, vamos aguardar!

Abraços Eventuais!

11 comentários:

  1. Olá Roberta!!!
    Existem livros que realmente não nos prende, você foi guerreira e leu até o final, parabéns! rsrs
    Pelo que eu li na sua resenha, infelizmente esses personagens também fazem parte do nosso mundo real; existem certos tipos de pessoas que deixam roubar sua personalidade, é complicado...

    Obrigada por compartilhar sua experiência!!!!

    Grande beijo

    Shis

    equilibrandosuavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Shis! Fiquei contente com sua visita, realmente foi um pouco difícil de terminar, mas esse livro nos alerta realmente quanto à personalidade das pessoas. Mas leia se tiver oportunidade, muitas pessoas gostaram do livro

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta, tudo bem? Um amigo meu leu esse livro e pedi para que ele me contasse a história, já que não tinha vontade de ler a obra, embora quisesse descobrir o que aconteceria no final de tudo. Adorei a sua resenha! Realmente é muito difícil dar um bom ritmo a uma leitura quando nenhum dos personagens nos agrada. Beijos, Leve como a brisa

    ResponderExcluir
  4. Olá Natália!!! Obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda! Eu fui com muita expectativa ler esse livro, pois adoro um bom mistério e ele é super comentado em diversos outros blogs, então acho que sempre é válido postar a nossa opinião. Que bom que gostou da resenha... O seu amigo gostou??

    Beijoss!!!

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro uma decepção, e acho que só vendeu por causa do título, as garotas o associam logo à Garota Exemplar. Não consegui simpatizar com a personagem, pois ela não tinha nenhum amor próprio. Mas também gostei do final, achei bem empolgante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo! Também tive a mesma impressão, as três personagens são bem esquisitas... Ainda não li Garota Exemplar, está na minha meta de leitura pra esse ano. Você já resenhou sobre ele?

      Abraço!!!

      Excluir
    2. Sim, mas não é um dos meus preferidos também. A Gyllian é ótima escritora, mas o livro tem uma moral meio distorcida. Mas a maioria das pessoas gostaram. Minha resenha:
      http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/05/sete-livros-sete-resenhas.html

      Excluir
  6. Eu já li várias resenhas sobre esse livro, umas boas e outras ruins, mas não adianta: o que me faz querer lê-lo é essa capa maravilhosa. As vezes eu até penso que é meio fútil pensar assim, mas o que eu posso fazer? Capricharam na edição e me atiçou a curiosidade logo de cara. Acho que o lerei em breve.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Milena! Realmente a capa é linda e existem muitos comentários bons em relação à esse livro, por isso acho que se você tem vontade deveria sim ler pra formar sua opinião quanto à ele. Aliás o final me agradou muito e valeu muito a pena ter terminado a leitura. Obrigada pela visita!

    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Pelo jeito tivemos uma opinião muito parecida sobre esse livro.
    Foi difícil gostar dessas personagens! Eu gosto de pessoas fortes e que tem algum tipo de opinião própria... E esse livro não é assim.
    Mas gostei bastante da sua resenha!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!!! Estamos de pleno acordo então, rsrsrs... Muito obrigada por visitar nosso cantinho, tô indo lá no seu blog agorinha!

      Beijinho!

      Excluir